- Publicidade -

Preparados? Veja quando começam as inscrições para o SiSU, ProUni e Fies em 2022

Nenhum programa anunciou cronograma oficial, mas é provável que as inscrições comecem ainda em janeiro.

0

Se você faz parte de milhões de estudantes ansiosos pelas inscrições do Sistema de Seleção Unificado (SiSU), do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), saiba que a sua espera pode acabar em breve.

- Publicidade -

Apesar de nenhum dos programas ainda tenham divulgando as datas para as inscrições, a expectativa é que ocorram entre final de janeiro a fevereiro.

Preparados? Veja quando começam as inscrições para o SiSu, ProUni e Fies em 2022
Os estudantes devem ficar atentos à divulgação das datas. Imagem: Agência Brasil/Marcello Casal Jr.

Oportunidade para milhões de estudantes

Os programas Sisu, Prouni e Fies oferecem uma grande oportunidade para milhões de estudantes que querem ter um diploma de graduação. Para muitos jovens estas são as únicas maneiras de ingresso nas universidades privadas ou públicas. Este é o principal motivo de suas inscrições serem tão aguardadas.

- Publicidade -

Apesarem de terem o mesmo objetivo, os programas têm regras diferentes. Por isso, é importante que os interessados em ter um curso superior, fiquem atentos às regras e no cronograma divulgado pelos órgãos oficiais.

Vamos conhecer um pouco de cada programa?

SiSU – Sistema de Seleção Unificado

O programa do governo federal, SiSu tem como finalidade oportunizar ingresso de estudantes ao ensino superior, oferecendo vagas em cursos de graduação e de ensino à distância (EAD). A maior parte das instituições do ensino superior têm parceria com o programa, o que facilita aos participantes realizarem o sonho de entrarem em uma universidade.

- Publicidade -

São beneficiados todos os jovens que concluíram o ensino médio e realizaram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  Apenas os candidatos com melhores notas são classificados.

Quem for selecionado, pode estudar na universidade pública. Entretanto, a distribuição das vagas obedece a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012). Por ser uma política de ações afirmativas, as instituições podem optar por vagas reservadas ou adotar a modalidade de bônus na nota do candidato.

Você viu: SISU 2022: Erros bobos que os candidatos não podem cometer

A inscrição no Sisu é totalmente gratuita e pode ser realizada duas vezes ao ano (a cada semestre) no site oficial do programa. Todas as vagas são ofertadas apenas para o ensino superior público municipal, estadual ou federal.

- Publicidade -

Por enquanto, os estudantes devem aguardar um pouco mais para conhecer o cronograma com datas das inscrições. Acompanhe as novidades pelo site oficial: https://sisu.mec.gov.br/

Veja também: Notas de Corte Medicina SiSU 2022: Veja as maiores e menores notas de corte de medicina no SiSU 2021

FIES – Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)

A previsão é que as inscrições do Fies comecem ainda em janeiro. No entanto, o cronograma ainda não foi divulgado no site oficial do financiamento.

- Publicidade -

O Fies é uma ação do Ministério da Educação (MEC) com finalidade de conceder financiamento a estudantes de cursos superiores de faculdades privadas, que aderiram ao programa. O fundo oferece bolsas integral e parcial, com juros zero.

Neste ano poderão efetuar a inscrição os estudantes que realizaram algumas das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre 2010 e 2020.  As notas dos participantes precisam ser iguais ou acima de 450 pontos, além disso não pode zerar na redação.

Para se inscrever no programa, o estudante deve se cadastrar no Portal gov.br: http://portalfies.mec.gov.br/

Veja também: Novidade! Fies 2022 não usará nota da edição passada do Enem: Veja como se inscrever

Prouni – Programa Universidade Para Todos

O programa oferece bolsas integral (100% de desconto) e parcial (50% de desconto na mensalidade). Apenas quem fez as provas do Enem podem participar do processo seletivo do Prouni.

Podem participar do programa:

  • bolsista integral em escolas particulares;
  • Ou estudante que cursou o ensino médio na rede pública;
  • Ou ser um professor da rede pública de ensino.
  • Pessoas com deficiência também podem participar.

Assim como o Sisu e Fies, o Prouni também não divulgou o cronograma de 2022.

Para mais informações, acesse o site: http://prouniportal.mec.gov.br/

Veja também: Lista com os 10 cursos mais concorridos no ProUni e SiSU: Confira as Notas de Corte

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia Mais