- Publicidade -

UFRJ SiSU 2022: Vagas, Cursos e Nota de Corte – Cronograma

Normalmente, são realizadas duas seleções durante o ano, sendo uma no primeiro semestre e outra no segundo

0

A Universidade Federal do Rio de Janeiro ofertará mais de cinco mil vagas para a primeira seleção do SISU 2022.  Serão disponibilizadas vagas para diversos cursos de graduação com ampla concorrência e sistema de reserva de vagas.

- Publicidade -

Para participar do SISU é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio mais recente.

É preciso deixar claro que cada instituição cria suas próprias regras para os candidatos e a Universidade Federal do Rio de Janeiro estipula diferentes pesos para concorrer em cada curso.

Um exemplo é o curso de Medicina que tem peso 4 nas disciplinas de ciências da natureza e redação; peso 2 na de matemática e peso 1 na de ciências humanas.

No SISU 2021.2, a nota de corte do curso de Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro foi a maior de todo o Brasil com 824,40.

- Publicidade -

UFRJ SiSU 2022: Vagas, Cursos e Nota de Corte - Cronograma
A Universidade Federal do Rio de Janeiro é uma das mais disputadas entre os candidatos para o curso de Medicina. Foto: Divulgação-UFRJ

UFRJ SiSU 2022: Vagas, Cursos e Nota de Corte – Cronograma

Anualmente, o Sistema de Seleção Unificada recebe a adesão de instituições privadas para disponibilizar vagas aos estudantes que prestaram o ENEM mais recente.

No caso, o SISU fica responsável por todo o processo de inscrição e seleção dos estudantes que é feito por meio das notas de cortes, contudo, as instituições possuem autonomia para estabelecer regras próprias.

- Publicidade -

Dessa forma, o candidato pode escolher 2 opções de curso, podendo inclusive, participar de lista de espera.

Normalmente, são realizadas duas seleções durante o ano, sendo uma no primeiro semestre e outra no segundo.  Para participar, é preciso não ter tirado zero na prova de redação do ENEM e observar as notas de corte, que são calculadas com base no total de candidatos e no número de vagas.

É preciso ressaltar que as notas de corte não garantem o estudante será selecionado para determinado curso, mas tão-somente como um parâmetro.

 

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais