Título Eleitoral Digital

Título Eleitoral Digital – Veja como obter seu Título no Celular!

Título Eleitoral Digital – Muito mais prático, o e-Título chegou para minimizar a perda de tempo na hora da votação!

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou recentemente o e-Título, que nada mais é que o Título Eleitoral Digital, ele está disponível através de um aplicativo que pode substituir o título de eleitor que é usado atualmente. Conforme o informado pelo TSE, os cidadão já poderão utilizar o e-Título nas eleições de 2018.

De acordo com o TSE, o aplicativo pode ser usado nos sistemas operacionais Android e IOS, sendo disponibilizado na Google Play Store e Apple App Store. O Título Eleitoral Digital é bem mais completo que o título comum. Nele, a pessoa pode encontrar muito mais informações, como por exemplo dados da quitação eleitoral, sobre o cadastramento biométrico e o local onde ele deve comparecer para votar, inclusive com um mapa.

Título Eleitoral Digital
Foto: Teteu Tutors

Título de Eleitor Digital

Título de Eleitor Digital
Foto: Divulgação

Segundo o TSE, para o eleitor, a facilidade será muito maior por ter seus dados sempre disponíveis e seguros dentro do Título de Eleitor Digital, com isso também evitando o extravio e danos ao título de eleitor tradicional. O cidadão também não perderá o seu tempo, com cartórios, nos processos de impressão, assinatura e entrega do título.

Para validar o Título de Eleitor Digital nas zonas eleitorais, o cidadão mostrará o GQ Code que está presente no app. Deste modo, todo o processo do mesário anotar os dados será muito mais rápido. O documento digital foi feito de forma integral pela Justiça Eleitoral.

Acessar o Título Eleitoral Digital

Para o cidadão Acessar o Título Eleitoral Digital, como já foi dito, ele deve baixar o app do e-Título, que se encontra disponível para Android e IOS. Logo após baixar o app o cidadão a pessoa deve inserir o número do seu título de eleitor, seu nome, nome do pai e da mãe e sua data de nascimento, o Título Eleitoral Digital será validado e ficará liberado.

Acessar o Título Eleitoral Digital
Foto: Divulgação

A versão digital do título além das novidades que já citamos, também trará a foto do eleitor para identificá-lo na hora que ele for votar. Porém, essa alternativa só será possível caso o eleitor já tenha feito o seu recadastramento biométrico, quando foi tirada uma foto dele e e suas digitais. Mas para quem não fez ainda o recadastramento, não tem problema, ele também poderá usar o Título Eleitoral Digital, só terá que apresentar um documento com foto no momento de votação.

Veja também como obter a sua Carteira de Trabalho Digital!

Função do Título Eleitoral Digital

Uma Função do Título Eleitoral Digital vem chamando bastante a atenção, além das já citadas, é que será possível, futuramente, que o cidadão faça sua justificativa pelo app, caso não consiga ir votar. O Título Eleitoral Digital já está evoluindo muito, a primeira versão já contém muitas funções, mas o que será usado na eleição deste ano estará muito mais robusto.

Função do Título Eleitoral Digital
Foto: Divulgação

Página para download no sistema Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.jus.tse.eleitoral.etitulo

Página para download no sistema IOS: https://itunes.apple.com/br/app/e-t%C3%ADtulo/id1320338088?mt=8

Conheça tudo sobre o Programa Senac Móvel 2018!

 

 

Leia Também