Por que eu não sonho mais? Isso é um mal sinal?

Entenda a importância de anotar os sonhos

Você já deve ter se perguntado muitas vezes: “Por que não sonho mais?”. Na verdade, nós continuamos sonhando, mas muitas vezes apenas não nos lembramos disso.

Ao longo de uma noite de sono, temos cerca de cinco períodos de sonho, ou seja, entre 20 e 25% do período em que dormimos estamos sonhando.

Pouco mais de uma hora após adormecermos começa a primeira fase de sonho, conhecida como sono paradoxal ou REM (rapid eye movement). Este ciclo se repete cinco vezes durante a noite.

Por-que-eu-não-sonho-mais
É muito importante anotar seus sonhos (Foto: divulgação)

Por que algumas pessoas sonham mais que outras?

Mas, se algumas pessoas sonham mais do que outras, isso pode estar relacionado com a qualidade do sono. Então, se você acha que não tem tido sonhos ou vem sonhando pouco, restabeleça o equilíbrio das suas noites de sono, descansando adequadamente a mente e o físico, para que volte a sonhar com frequência. Evite, por exemplo, fazer atividade física muito tarde da noite.

Veja também: MEIs podem ter AUMENTO na aposentadoria? Veja como

O que significa o sonho?

É importante sonhar para organizar nossas questões internas e alinhar as nossas dificuldades do dia a dia. Sonhos nãos são premonição, mas uma reflexão interna do nosso inconsciente sobre o nosso cotidiano. Até por isso é importante anotar o que você sonha, para que se lembre daquilo que está lhe afligindo.

Por que não lembro do meu sonho?

Mesmo que você não se lembre do sonho, não retorne à pergunta inicial “Por que não sonho mais?”. Como já dissemos, você certamente sonhou, apenas não se recorda.

É mais fácil lembrar dos sonhos quando acordamos tranquilamente e ficamos um tempo na cama refletindo ainda. Vale a pena anotar o que sonhou, pois, à medida em que vamos nos lembrando, mais conseguimos recordar dos nossos sonhos.

O que acontece se eu não sonhar?

Como já explicamos, não é que você não esteja sonhando, apenas não se lembra dele. De acordo com especialistas, essa “ausência de sonho” ocorre durante a parte do sono que acontece entre os episódios de sonhos ou quando nossa experiência consciente é temporariamente desligada no sono profundo.

As pessoas que fazem atividades físicas durante o dia tendem a alongar o tempo dos períodos de sono profundo. Já os que realizam uma atividade intelectual e de contato com o público costumam sonhar mais vezes e por mais tempo.

Veja também: Veículos NÃO podem mais serem apreendidos em blitz de trânsito: entenda a lei!