Fundo de Garantia: saiba como SACAR o valor extraordinário

Trabalhadores têm até o dia 15 de dezembro para resgatar o dinheiro

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) funciona como uma espécie de poupança para o trabalhador, em que o empregador deposita 8% do salário do colaborador todos os meses. Embora o dinheiro pertença ao funcionário, ele não pode ser sacado a qualquer momento. Isso acontece porque existem regras que determinam quando os valores podem ser resgatados. 

Naturalmente, quando o trabalhador é demitido, ele pode resgatar seu Fundo de Garantia. Tal modalidade é conhecida como saque-rescisão. Mas, também existem outras possibilidades de saque, como o de aniversário e o calamidade, por exemplo. 

Neste ano, o Governo Federal criou mais uma modalidade de saque do FGTS, conhecida como saque extraordinário. Saiba quem tem direito, lendo esta matéria. 

como-SACAR-o-valor-extraordinário
Trabalhadores podem resgatar o saque extraordinário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) até 15 de dezembro – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Saque Extraordinário do Fundo de Garantia: entenda o que é 

Antes de mais nada é necessário conhecer as principais modalidades de saque do FGTS. Como já dito antes, a primeira é a do saque-rescisão. Outra modalidade bastante conhecida é o saque de aniversário do Fundo de Garantia, que é liberado de forma anual, no mês de nascimento do trabalhador. 

Para resgatar o dinheiro, é necessário que a solicitação seja feita até o último dia do mês em que a pessoa nasceu. Caso contrário, só será possível resgatar o saque no ano seguinte. Enquanto isso, o saque de calamidade é liberado pelos governos estaduais e prefeituras. Ele ajuda os trabalhadores quando acontece algum desastre natural. É importante ressaltar que para ter direito a qualquer modalidade de saque do Fundo de Garantia, o trabalhador precisa ser contratado pelo regime da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). 

Neste ano, o Governo Federal criou mais uma modalidade: o Saque Extraordinário do Fundo de Garantia. Através dele, o trabalhador pode resgatar até R$ 1.000,00  de seu FGTS. Caso opte pelo saque, no entanto, não poderá resgatar todo o valor de seu fundo. 

O saque extraordinário do FGT irá injetar dinheiro na economia, de acordo com o Governo Federal. Quem deseja resgatar pela modalidade tem até o dia 15 de dezembro para fazer a solicitação.  Cerca de 12 milhões de brasileiros podem solicitar o resgate, segundo dados da Caixa Econômica Federal. 

O dinheiro pode ser bem-vindo no final do ano, uma vez que a época é conhecida pelas despesas das festas de natal e ano novo. Além do mais, em janeiro, as famílias precisam pagar os impostos e comprar material e uniforme escolar para os filhos. Portanto, o saque extraordinário do Fundo de Garantia, se mostra uma alternativa para os trabalhadores do Brasil. 

Veja também: Lei de trânsito pode MULTAR milhares de motoristas brasileiros; entenda!

Como solicitar o resgate

Diante disso, para solicitar o resgate extraordinário do Fundo de Garantia, o trabalhador precisa entrar na plataforma do FGTS. Ela pode ser acessada através do aplicativo, disponibilizado na Apple Store para iPhones, e Play Store, em celulares com o sistema operacional Android. Ou, pode ser acessada na web, através deste link: https://www.fgts.gov.br/Pages/default.aspx

Veja também: Golpe da CENTRAL do banco tem feito muitas vítimas: veja como se PROTEGER