Golpe da CENTRAL do banco tem feito muitas vítimas: veja como se PROTEGER

Banco se pronuncia a respeito do problema

Os golpistas estão coletando informações de um dos bancos mais usados do Brasil para poder conseguir acesso aos dados dos usuários. Portanto, é importante ficar atento.

A instituição que tem sofrido com os golpes é o Banco Inter, que surgiu em 1994 e conta com sede em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.

Os criminosos estão se passando pela central do banco digital para que possam obter informações dos usuários e conseguir acesso as contas.

O fator tem causado grande transtorno para a instituição financeira e também para os clientes. Por isso, é importante saber como se proteger.

Golpistas estão se passando pela central do banco. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Golpe está sendo aplicado através do Banco Inter

Na última quarta-feira (27), o banco publicou uma nota através do seu canal do YouTube sobre como os clientes devem se atentar ao compartilhamento de dados. Isso porque os golpistas estão solicitando essas informações dos clientes, o que levou a instituição a se pronunciar publicamente, de forma a evitar maiores transtornos.

Ao aplicar o golpe, os criminosos entram em contato com os clientes alegando ser a central do banco.

No entanto, o Inter informou que os seus telefones apenas recebem ligações, ou seja, não solicitam nenhum tipo de dados aos usuários via telefonema. Por isso, quem receber ligações ou mensagens de texto em nome do banco deve desconfiar.

O número utilizados para realizar as ligações costuma ser o 3003-4070, segundo a instituição informou no vídeo intitulado “Segurança em Foco – Golpe da Falsa Central”.

O vídeo ressalta também que existem aplicativos capazes de mascarar os números de celular, o que leva a casos como esse.

É importante ressaltar que nunca se deve passar dados bancários através de telefonemas. Isso porque os bancos, por medidas de segurança, não costumam solicitar esse tipo de informação por esse meio. Então, o ideal é nunca passar os dados.

Confira também: Leilão de imóveis: descontos de até 73% estão deixando os internautas CHOCADOS, veja como participar

Saiba como se proteger contra os golpistas

Os golpistas tem se aprimorado para realizar seus golpes, com o avanço da tecnologia também ficou mais fácil de cometer o crime. Agora, os criminosos podem usar de várias plataformas como disfarce para se passarem pelas instituições bancárias.

É de extrema importância estar atento as mensagens e telefonemas que solicitam compartilhamento de dados, muitas vezes, pode ser uma grande cilada. Essas pessoas aprendem o jeito de falar e também como camuflar os celulares, tudo para você achar que está de fato falando com o banco.

Existem algumas formas de estar protegido e evitar que esse tipo de situação aconteça, até porque ela pode gerar grandes problemas financeiros.

Os bancos tem se esforçado para levar informações aos clientes e também para manter os dados protegidos, no entanto, os golpistas continuam a agir, o que torna importante que o cidadão também esteja atento. Dessa forma, siga essas dicas para se manter seguro:

  • Tenha atenção para as ligações que não foram solicitadas, esse pode ser um fator bastante suspeito;
  • Mantenha seus dados protegidos e nunca os compartilhe;
  • Desconfie de pedidos de dinheiro pelas redes sociais e canais digitais.

Saiba mais: Indique e ganhe R$ 10,00 no banco Inter: nova promoção tem chamado atenção dos internautas