Concurso Nacional Unificado acontece EM BREVE; veja dicas conheça a banca

A aplicação do Concurso Nacional Unificado vai acontecer pela primeira vez no começo do próximo e os interessados em realizar o certame já podem começar a se preparar e organizar os seus estudos para obter um bom resultado.

O concurso público pode ser uma porta de entrada no mercado de trabalho até mesmo para quem não possui nenhuma experiência. Além disso, mesmo estando em um cargo público, ainda existe a possibilidade de crescer profissionalmente, isso porque alguns cargos oferecem planos de carreira, com a possibilidade de progressão por anos de trabalho ou novas titulações.

Dessa forma, é possível notar que os concursos públicos são excelentes opções para quem deseja segurança profissional. Vale ressaltar ainda que as pessoas que ocupam cargos públicos costumam receber excelentes salários, além de alguns benefícios bastante interessantes.

Recentemente, o governo federal lançou o Concurso Nacional Unificado, que está previsto para acontecer em breve. Portanto, confira a seguir como funciona o certame e veja como será composta a banca avaliadora!

Dicas para se sair bem no Concurso Nacional Unificado. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Concurso Nacional Unificado acontece dentro de um curto período de tempo

Na última sexta-feira (24), foi definido como será realizada a aplicação do Concurso Nacional Unificado. Dessa forma, a Fundação Cesgranrio tem até o dia 20 de dezembro para disponibilizar o edital do concurso que deverá ofertar 6.640 vagas, que deverão ser distribuídas em 21 órgãos federais.

Para auxiliar no preparo para essa prova única, que está prevista para ser aplicada entre os meses de fevereiro a março do próximo ano, algumas dicas de especialistas podem ser de grande ajuda. É importante também ter conhecimento sobre o perfil da banca organizadora. Conforme enfatizado por professores especialistas, é necessário que os candidatos tenham conhecimento que a Fundação Cesgranrio é experiente e segura quanto a aplicação das matérias, que costumam a contar com um grau de dificuldade mediano.

Ainda de acordo com o enfatizado por alguns professores, a banca era a menor cotada para o CNU. No entanto, a diretora de Provimento e Movimentação de Pessoal do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) ressaltou que a decisão foi tomada por conta de critérios de economicidade.

A diretora explica que as três empresas que estavam entre as empresas que tinham as qualificações necessárias, foi decidido pelo critério da economicidade, ou seja, pela pessoa que cobrou o menor preço pelo serviço prestado. Porém, acredita-se que foi feita uma boa escolha, isso por conta do perfil definido para o concurso, que deve contar com questões menos complexas e mais interpretativas.

Confira também: Concurso Nacional Unificado: detalhes são divulgados, confira HOJE (26)

Dicas para começar a estudar para o Concurso Nacional Unificado

Mesmo que não tenham sido divulgadas informações sobre os requisitos, salários, vagas, conteúdo programática, critérios de seleção e formas de inscrição, os interessados em realizar o Concurso Nacional Unificado já podem começar a se preparar para a prova.

A principal dica é estudar o perfil da banca e analisar provas de concursos anteriores. Para isso, busque bancas similares. É importante enfatizar que em algumas matérias não existe uma gama extensa de questões que costumam ser aplicadas pela Cesgranrio. Diante disso, pode valer a pena consultar a FCC, IBFC e o Consulplan para poder direcionar os seus estudos.

Saiba mais: Enem dos Concursos é definido: mais de 6 mil vagas, confira!