Verdade ou mito: Pix AUMENTA mesmo o SCORE do Serasa? Entenda de uma vez por todas

Uma das maiores dúvidas dos consumidores locais está voltada para a possibilidade das transações via Pix impactarem ou não o score de crédito, visto que a pontuação é essencial para a vida financeira.

Todo mundo sabe da devida importância do Pix nos dias de hoje. Isto é, a transação foi lançada ao decorrer do ano de 2020, e desde então tem batido recordes constantes, o que, aliás, fez com que ela se tornasse a mais utilizada entre os cidadãos locais. Isso tudo fez com que o Pix virasse o meio de pagamento oficial dos brasileiros.

Neste sentido, ainda considerando a vida financeira dos consumidores locais, tem-se uma grande questão voltada para o score do Serasa. Esse score é essencial para garantir quando um consumidor é ou não um “bom pagador”, por assim dizer, e é exatamente por isso que os indivíduos estão sempre em busca de formas de aumentá-la.

Entretanto, ainda que o Pix seja uma transação extremamente útil, muitos ainda ficam incertos sobre ela realmente ser capaz de elevar o score do Serasa. Sem mais enrolação, é hora de sanar essa questão e tirar a pulga de trás da orelha de uma vez por todas!

Verdade ou mito
O que realmente interfere na pontuação / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

O Pix é realmente capaz de aumentar meu score do Serasa?

Bem, assim como dito anteriormente, a importância do Pix é totalmente clara para toda e qualquer pessoa que esteja por dentro das atualidades. Através do Pix, é completamente possível enviar e receber dinheiro em fração de segundos, e melhor, sem pagar absolutamente nada por isso.

No momento em que um indivíduo envia um Pix, ele pode optar por salvar o comprovante da transação. Esse comprovante, como o próprio nome indica, serve para garantir que aquele valor foi enviado para aquela pessoa. Assim sendo, por tratar-se de uma transação “confirmada”, é comum que muitos pensem que ela realmente aumenta o score.

Contrariando essa ideia, vale dizer que, infelizmente, o Pix não causa qualquer alteração no score. Isso porque o Pix funciona apenas como uma transferência bancária, ou seja, não possui uma relação direta com o perfil pessoal do consumidor, o que realmente interfere no score.

Por outro lado, utilizar o Pix para pagar contas, como por exemplo, a fatura do cartão e as contas de água, luz e energia, pode sim ajudar, mas não pelo Pix, e sim pelo comprometimento com os débitos existentes. Nesse caso, a forma de pagamento é irrelevante.

Veja também: Serasa emite COMUNICADO preocupante sobre o PIX: veja como se proteger enquanto ainda tem tempo

Conheça algumas práticas realmente úteis para o aumento da pontuação

Tendo em vista a infeliz informação de que o Pix não causa qualquer interferência no score, vale dizer que os consumidores podem optar por outras vias para garantir uma boa pontuação. Primeiramente, é válido pontuar que a etapa inicial consiste em ter calma.

Isso porque o aumento do score pode ser gradativo, o que indica que leva tempo. Aliás, o aumento é condicionado pela constância de boas práticas. São elas:

  • Sempre efetuar o pagamento das contas em dia;
  • Não atrasar qualquer pagamento via crédito, como fatura de cartões e boleto;
  • Sempre atualizar as informações de renda.

Ademais, é possível conferir o score gratuitamente diretamente pelo site do Serasa (serasa.com.br), e manter-se atualizado da oscilação.

Veja também: Cartões de Crédito com Limite Alto: Conheça as Melhores Opções