Todo benefício do INSS é VITALÍCIO? Saiba o que pode levar à suspensão

Será que os benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social são mesmo vitalícios? Vem tirar suas dúvidas no decorrer deste artigo e fique por dentro de tudo agora!

O benefício do INSS é vitalício? Aliás, os benefícios? Esta questão pode ser feita comumente entre os milhões dos beneficiários da Previdência Social. Pensando em ajudar no esclarecimento, neste artigo vamos revelar quais as situações que determinam a suspensão de quaisquer que sejam os benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social. Vem ficar por dentro de todas as informações!

Em linhas gerais, o Instituto é um órgão ligado ao governo federal e que tem a responsabilidade de pagar diversos benefícios, como as pensões, as aposentadorias, entre outros. O que precisa ficar claro é que mesmo diante da concessão dos benefícios, os segurados ainda devem seguir e se enquadrar em algumas regras para continuar recebendo o salário normalmente, todos os meses.

Todo benefício do INSS é VITALÍCIO? Saiba o que pode levar à suspensão
Vem saber quais as situações que determinam a suspensão do benefício do INSS Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Benefício do INSS é vitalício? O que pode levar à suspensão? Saiba já!

O primeiro ponto é que pode haver a suspensão ao não ser realizada a prova de vida. Este procedimento é de responsabilidade do próprio INSS, que utiliza os dados da base do governo federal para cruzar as informações e saber se o beneficiário está vivo. Esta medida é necessária porque mesmo depois da morte do segurado algumas famílias continuam sacando os valores do benefício indevidamente.

Outra possibilidade que pode levar à suspensão é o pente fino. O órgão, que tem ligação com o governo federal, costuma realizar fiscalizações com o objetivo de identificar fraudes. Desta forma, o INSS costuma enviar uma carta ou mesmo uma notificação por meio do app para que o segurado realize todos os esclarecimentos.

A terceira questão apresentada neste artigo é que o pagamento pode ser suspenso quando o beneficiário deixa de sacar o seu benefício. Quando o saque não é feito, o Instituto Nacional do Seguro Social entende que a pessoa morreu ou mesmo não precisa mais da quantia em dinheiro. Portanto, sempre realize o seu saque para não ter problemas com a Previdência.

Veja também: INSS ALTERA novamente as REGRAS e benefício muda; saiba tudo!

Faltar na perícia e recusar reabilitação também pode ajudar bastante

Se for pedida uma avaliação médica, que geralmente é conhecida como perícia, é obrigatório que o segurado compareça para realizar este procedimento. Isso é ainda mais fundamental em casos de auxílio doença e aposentadoria por invalidez.

O procedimento costuma ser rotineiro e acontece tanto para conceder como também para manter o pagamento. A exceção é quanto os segurados têm mais de 60 anos de idade.

Por fim, quando as pessoas que estão recebendo o chamado benefício por incapacidade, sendo ele permanente ou temporário, são chamadas para um programa de reabilitação profissional, elas devem comparecer.

O objetivo é fazer com que os beneficiários consigam desempenhar o serviço desenvolvido anteriormente, só que de acordo com as condições de saúde. Se você for chamado, aceite e comece o procedimento para voltar ao mercado de trabalho de forma adequada. Não perca o seu benefício!

Saiba mais: EXCELENTE notícia do INSS para aposentados: você pode AUMENTAR o valor do seu pagamento!