Semana de trabalho com apenas QUATRO dias? Como ela pode funcionar no Brasil?

Poucas pessoas sabem, mas as moedas de colecionadores da época das Olimpíadas podem valer uma fortuna. Aprenda a calcular o valor.

Uma semana de trabalho com apenas quatro dias é o sonho de muitos brasileiros. Afinal de contas, representa mais tempo para o trabalhador cuidar da vida pessoal. A dificuldade em resolver questões próprias, conciliando com o tempo de trabalho é uma das principais queixas atualmente. Muitos desejam estudar, cuidar da casa, dos filhos ou até mesmo ter mais tempo para descanso. 

Por essa razão, a semana de trabalho mais curta pode ser implementada no Brasil. Os testes para a mudança já foram iniciados e trouxeram alguns benefícios. Agora, o novo horário pode se expandir para outras empresas, afirmam os especialistas. E com isso, gerar mais benefícios.  Continue lendo esta matéria para saber mais sobre o novo horário de expediente dos trabalhadores brasileiros. 

trabalho
Semana de quatro dias será implementada no Brasil – Foto: divulgação

Afinal, a semana de quatro dias vai ser implementada no Brasil? Entenda 

Antes de mais nada, é importante deixar claro que a semana de quatro dias já é uma realidade em outros países. Na Inglaterra, por exemplo, esse modelo já é testado desde o começo do ano. O país europeu registrou um aumento no nível de produtividade com a mudança, por incrível que pareça. Agora, esse modelo chega ao Brasil e muitos colaboradores desejam saber se será adotado pelas empresas. 

Além do mais, o novo horário foi testado em outros países da Europa, em alguns lugares da África. A tendência, no entanto, começou em 2019 na Nova Zelândia, por meio da ONG (Organização Não Governamental) 4-Day Week Global. No Brasil, a entidade tem o apoio da Reconnect Hapiness at Work para realizar os testes. 

Vale destacar que a semana de quatro dias vai passar a ser testada em janeiro do próximo ano. Estima-se que 500 empresas já adotaram o modelo em todo o mundo atualmente. No Brasil, as companhias que optarem pela redução da jornada, precisam se comprometer com algumas coisas. 

A primeira delas é a não redução do salário. Na prática, o colaborador será pago integralmente, mas irá contar com uma redução de 80% na jornada. Outro ponto importante é que as companhias devem decidir se vão implementar a semana de quatro dias em um departamento ou em todos os departamentos. Ao decidir o dia de folga, os clientes deverão ser informados. 

É válido mencionar que as empresas também devem colaborar com os estudos das universidades envolvidas na experiência. Serão feitas pesquisas qualitativas e quantitativas, para averiguar se o número de produtividade continua o mesmo com a jornada reduzida. 

Veja também: Feriado CONFIRMADO na próxima semana: trabalhadores poderão FOLGAR, confira o dia

Colaboradores devem manter a mesma produtividade 

Um ponto importante sobre o teste da semana de quatro dias é a produtividade dos colaboradores. Eles devem atender às mesmas demandas da semana com cinco dias. Caso contrário, a empresa pode optar por não reduzir a jornada de trabalho. Nem todos os empregadores são obrigados a participar da mudança. Trata-se de uma experiência de uma ONG e não de uma nova norma da legislação trabalhista. 

Veja também: Motoristas precisam ficar atentos a nova alteração na CNH, risco de ser multado é grande