Motoristas precisam ficar atentos a nova alteração na CNH, risco de ser multado é grande

De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), os brasileiros que não respeitarem as novas regras podem ser multados. Entenda.

Obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é caro e demorado. Afinal, o brasileiro tem que passar por diversas etapas. A primeira delas é o CFC (Centro de Formação de Condutores), onde o sujeito aprende as normas do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Depois disso, deverá ser feito um teste teórico, antes de passar para a fase de simulação. Só então, os brasileiros poderão ir para as aulas práticas. E por fim, o exame prático. 

Se ele for aprovado, finalmente poderá receber a sua CNH. Esse processo custa em média R$ 3 mil. Mas, o valor pode variar conforme o estado. Vale destacar que em alguns momentos, a pessoa pode ficar sem sua carteira de motorista – principalmente se infringe as normas do CTB. Continue lendo esta matéria para saber quais são as novas regras do código. 

cnh
Descubra como não perder a CNH – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Afinal, o que pode fazer o condutor perder a CNH? 

Antes de mais nada, é importante deixar claro que existem vários motivos para que alguém perca a CNH. Conforme já mencionado antes, alguns tipos de infrações levam à suspensão automática do documento. Enquanto isso, outras infrações geram determinada quantidade de pontos. Ao atingir uma certa quantia, o motorista pode ficar sem o documento, além de levar multa. 

Por essa razão, conhecer o CTB é de extrema importância. O condutor poderá saber quais são as regras do trânsito e assim, evitar de cometer algum tipo de infração. Nesta matéria, iremos focar em uma mudança que ainda deixa grande parte dos brasileiros com alguns tipos de dúvidas. 

Trata-se da validade da CNH. Andar com a carteira vencida é uma infração, que pode gerar a suspensão do documento. O condutor precisa passar pelo processo de validação. Caso ele for pego conduzindo um veículo, com a carteira suspensa, ele perderá o documento. Ou seja, precisará passar por todas as etapas novamente, do CFC à prova prática. 

Antes, a carteira de motorista tinha uma validade de dez anos. No entanto, agora seu vencimento varia de acordo com a idade do motorista. Caso ele tenha de 18 a 49 anos, o documento vence em dez anos. Se sua idade for de 50 a 69 anos, o vencimento é em cinco anos. Por fim, 70 anos de idade ou mais, o vencimento ocorre em três anos. 

Veja também: Faça ISSO e veja sua pressão BAIXAR naturalmente em POUCOS MINUTOS: truque é MUITO SIMPLES

Confira as regras dos pontos 

Os brasileiros que cometerem infrações gravíssimas, recebem sete pontos, enquanto que as infrações graves são de cinco pontos. As médias, por outro lado, correspondem a quatro pontos. E por fim, as leves, a três pontos na CNH. 

Ao atingir 40 pontos, ele perde a carteira de motorista, se não tiver nenhuma infração gravíssima. Caso tenha uma infração desse tipo, basta 30 pontos para ficar sem o documento, afirma o Código de Trânsito Brasileiro. Por fim, os que tiverem uma carteira de motorista de com duas infrações, precisam de 20 pontos para perder o documento. 

Veja também: Feriadão prolongado vem aí: confira as principais dicas para APROVEITAR as datas de descanso