Saldo do FGTS pode ser usado para QUITAR dívidas, mas vale a pena?

O FGTS é um benefício de emergência, vale a pena utilizá-lo para a quitação de contas em aberto?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um dos benefícios principais dos trabalhadores e um dos mais importantes, também. Isso porque ele atua como uma conta emergencial, em que os funcionários podem confiar quando precisarem de dinheiro em certas situações. Agora, será uma boa ideia utilizá-lo para pagar contas?

Caso você esteja precisando de dinheiro para quitar seus débitos e pensa em utilizar o fundo de garantia para isso, continue acompanhando o texto a seguir e veja se é realmente uma boa ideia fazer isso com os valores.

O FGTS pode ser bastante útil em diversas possibilidades, inclusive na quitação de dívidas. Veja se realmente vale a pena!
O FGTS pode ser bastante útil em diversas possibilidades, inclusive na quitação de dívidas. Veja se realmente vale a pena! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Saque-aniversário pode ajudar na quitação de dívidas

Como dito anteriormente, o objetivo da existência do FGTS é justamente servir como uma conta emergencial para os trabalhadores. Isso porque nem todo mundo pode acessar as quantias, que não ficam disponíveis por qualquer razão. Na verdade, só se pode acessar os valores em momentos bastante específicos, como em caso de demissão ou de desastres naturais, por exemplo.

Apesar disso, há uma modalidade que fica disponível para todos os trabalhadores pelo menos uma vez por ano. Trata-se do saque-aniversário, que permite que o cotista acesse os valores no mês de seu nascimento. Para fazer isso, entretanto, ele vai precisar optar por essa modalidade, visto que ela é “contratada” no lugar do saque-rescisão, que é o pago após a demissão. Ou seja, se o trabalhador for demitido, ele não terá direito a esse valor.

De qualquer forma, o saque-aniversário está disponível neste mês para todos aqueles que nasceram em setembro, por exemplo. Funciona da seguinte forma: a opção de solicitação fica disponível do primeiro ao último dia do mês de aniversário. Caso o beneficiário opte pelo saque, ele pode movimentar uma quantia específica todos os anos do primeiro dia de seu aniversário até o último dia do segundo mês que vier depois. Ou seja:

  • Atualmente, quem nasceu em setembro tem do dia 1º ao dia 30 para optar pelo saque-aniversário;
  • Depois que fizer isso, todos os anos terá do dia 1º de setembro até o dia 30 de novembro para sacar o valor.

É bom destacar que é possível voltar à modalidade anterior, mas somente depois de dois anos de aquisição do saque-aniversário.

Veja também: Descubra como o seu FGTS pode ser bloqueado: MUITO CUIDADO!

Afinal, compensa usar o FGTS para isso?

Por fim, muitas pessoas se perguntam se realmente vale a pena utilizar os valores do FGTS para quitar contas, uma vez que eles deveriam ser utilizados para assuntos de emergência.

Quando olhamos pelo lado financeiro, é um dinheiro muito bem-vindo, uma vez que pode evitar que haja incidência de juros nas contas atrasadas ou, dependendo da situação, pode ajudar a limpar o nome sujo.

Entretanto, é bom tomar bastante cuidado com essa opção, ou você pode acabar apelando para o uso emergencial mais vezes do que o necessário, por exemplo.

Veja também: MUITO FÁCIL: Saiba como ANTECIPAR o seu FGTS pelo Banco do Brasil de uma maneira RÁPIDA e descomplicada