Qual a população máxima que a Terra consegue atingir? O que acontece se alcançar ESTE número?

Especialistas alertam para o risco de superpopulação no planeta

A Terra, atualmente, habita cerca 7,753 bilhões de pessoas, mas qual será que a população máxima que o nosso planeta consegue atingir? Já parou para pensar que podemos estar perto da extinção?

De acordo a Organização das Nações Unidas (ONU), esses números podem aumentar bastante até o final do século 21. A projeção é de que a população global chegue nesse período a 10,9 bilhões. Para se ter uma ideia do ritmo de crescimento, em 1960 o planeta tinha “apenas” três bilhões de habitantes.

Diante desses dados, é hora de pensarmos seriamente na população máxima que a Terra consegue atingir. Isso porque, até o final do século, talvez os problemas que enfrentamos com a superpopulação atual tenham dobrado ou talvez atingido seu limite.

população-máxima-que-a-Terra-consegue-atingir
Terra tem atualmente mais de 7,7 bilhões de habitantes (Foto: divulgação)

Tragédia anunciada?

A teoria de que a superpopulação do planeta geraria escassez de recursos e fome em massa é originária do do final do século 18, quando o filósofo Thomas Malthus escreveu seu ensaio “An Essay on the Principle of Population” (1798). Naquela época, a estimativa de habitantes na Terra era de “apenas” 900 milhões de pessoas.

Embora a previsão não tenha se concretizado, muitos ainda temem que essas palavras se tornem realidade com a população crescendo sem parar. Entretanto, para grande parte dos especialistas, a humanidade atualmente tem mais preocupações além da fome. Mas não se pode negar que a escassez de alimentos ainda é uma das variáveis para que o planeta se extingue.

Veja também: MEIs podem ter AUMENTO na aposentadoria? Veja como

Qual a população máxima que a Terra pode alcançar?

Ainda não um consenso sobre qual a população máxima que a Terra aguenta, mas, desde 1679, alguns estudiosos alegam que o planeta consegue suportar até 13 bilhões de pessoas. Caso atinja esse número, a vida como conhecemos atualmente pode não mais existir.

Mas, segundo Joel E. Cohen, chefe do Laboratório de Populações da Rockfeller University e da Columbia University, essas estimativas aumentam ao longo do tempo. De acordo com o pesquisador, a população permanecerá estável se as taxas de natalidade e mortalidade forem iguais, mas alguns fatores externos, como doenças, poluição e mudanças climáticas, por exemplo, podem aumentar ou reduzir essa capacidade.

Especialistas apontam caminhos para evitar esse futuro tráfico: conscientizar a população sobre planejamento familiar, educação feminina íntima e métodos contraceptivos; bem como chamar a atenção para os cuidados com o meio ambiente.

Veja também: Lista reúne 9 profissões que DEIXARÃO de existir; surpreendente!