Lista reúne 9 profissões que DEIXARÃO de existir; surpreendente!

Profissões podem surpreender!

O mercado de trabalho sempre passou por transformações ao longo de toda a história. Isso acontece porque, como o trabalho é um fator social, alterações que possuem alto poder de impacto podem transformar o cenário profissional. Em outras palavras, isso pode causar mudanças com relação às profissões em alta, com relação às remunerações salariais que os trabalhadores recebem e, em outros casos, até mesmo a extinção de cargos que não precisam mais ser desempenhados a partir do trabalho humano.

Atualmente, uma recente situação fez com que o avanço tecnológico, que já era esperado que ocorresse e modificasse o regime de emprego em empresas, por exemplo, passasse por uma antecipação. Neste sentido, estamos falando da pandemia, que pode ter sido responsável por causar a antecipação do avanço digital em cinco anos quando se trata de empresas. Isso porque, com a pandemia, algumas alterações que, antes, se viam com certos olhares negativos, precisassem ser implantadas.

Lista reúne 9 profissões que DEIXARÃO de existir; surpreendente!
Profissões podem desaparecer, mas novas podem surgir / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Aumento do regime em Home Office

Uma dessas questões é o regime de trabalho de casa, ou no termo em inglês Home Office. Antes, muitas pessoas podiam não ver essa modalidade de trabalho como útil ou até mesmo possível. No entanto, com a pandemia e a necessidade de fazer o isolamento social para evitar maiores contaminações pela COVID-19, o regime remoto precisou passar a existir ou, caso já existisse, precisou ser ampliado.

Mesmo que agora a rotina de trabalho já tenha retornado ao comum, o Home Office continua forte e não há previsão de que isso se modifique. Isso porque essa modalidade pode apresentar vantagens tanto para os empregados quanto para os empregadores e, hoje em dia, há pessoas que até mesmo preferem essa forma de trabalhar.

Agora, os desafios não são se o Home Office vai ficar ou não, mas sim como regulamentar esse tipo de regime de trabalho e, no caso dos funcionários, como dividir o espaço e o tempo entre o trabalho e a casa, efetivamente.

Veja também: Conheça seus DIREITOS: se você trabalha em alguma destas profissões, pode receber aposentadoria especial

Profissões que vão deixar de existir

Os avanços da tecnologia, a modernização do trabalho e as transformações digitais possuem impacto não somente de mudar o regime de trabalho, mas também de causar a redução da oferta de algumas profissões. Ou, em alguns casos, causar até mesmo a extinção de funções.

A extinção de profissões é algo que pode ocorrer no Brasil devido à Indústria 4.0, conforme um estudo feito na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). De acordo com os dados apresentados no trabalho, há 10 cargos que podem ser extintos no futuro, devido à automatização da indústria e da mão de obra de serviço.

Dessa maneira, são elas:

  • Servente de obras
  • Motorista de caminhão
  • Operador de caixa
  • Vigilante
  • Professor, tanto de nível médio quanto do ensino fundamental
  • Faxineiro
  • Alimentador de linha de produção
  • Auxiliar de escritório
  • Assistente administrativo
  • Vendedor de comércio varejista

Profissões que podem surgir

Por outro lado, há profissões que também podem surgir, pelos mesmos motivos já explicados acima. A maioria das profissões são ligadas à área da tecnologia que, como está em crescimento, demandará mais profissionais atuantes no setor e, também, a própria tecnologia pode demandar atuações em áreas que, hoje em dia, não são muito faladas.

Alguns exemplos de profissões são detetive de dados, facilitador de T.I, alfaiate digital e mais.

Veja também: Lista reúne 61 profissões que garantem aposentadoria pelo INSS mais cedo do que o normal