Lista reúne os principais golpes realizados através do PIX e como e proteger

Os golpes incluem o roubo de dados, ofertas milagrosas e oportunidades imperdíveis que fazem as vítimas perderem dinheiro, os valores dificilmente serão recuperados.

O PIX rapidamente se popularizou e passou a representar boa parte das transações financeiras realizadas por pessoas física e jurídica. Entretanto, na mesma velocidade em que se tornou um sucesso também começaram a surgir golpes e fraudes envolvendo o método de pagamento, para te ajudar a se proteger vamos mostrar quais são os principais golpes do PIX.

Por se tornar amplamente utilizado, os golpistas encontraram formas de aplicar golpes e fazer vítimas através do pagamento instantâneo. O fato do dinheiro cair na conta no mesmo instante em que a transferência é realizada é o que dificulta a recuperação dos valores e a identificação de quem aplicou o golpe.

Para dar um teor mais realista, as fraudes costumam utilizar o nome de empresas que possuem credibilidade e a confiança do público, assim fica mais fácil para quem está do outro lado conseguir o dinheiro e os dados das vítimas. Aprenda a identificar qualquer informação suspeita e evite cair nessas ciladas.

Lista reúne os principais golpes realizados através do PIX e como e proteger
Os golpistas enviam links falsos e fingem que são empresas renomadas. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Principais golpes aplicados através do PIX

Vamos começar pelo golpe natalino, época em que as pessoas estão na correria para compra de presentes, realização da ceia e de confraternizações. No início de dezembro surgiu uma falsa campanha no WhatsApp que utilizava o nome do Nubank, na ocasião foi dito que o banco digital estava prometendo um PIX de R$ 50 para quem acessasse um link, ao clicar nele o usuário tem seus dados roubados.

O golpe do app também foi outro que fez várias vítimas. Funciona assim, um falso aplicativo promete automatizar a publicação de comentários em posts de sorteios no Instagram, aumentando as suas chances de ganhar, para isso é preciso apenas pagar uma taxa. O app, é claro, não funciona e a vítima perde dinheiro.

No golpe do robô multiplicador os criminosos convencem a vítima a fazer um PIX inicial com a promessa de que vão receber um retorno no valor de até 10 vezes mais. A fraude começa com uma valor pequeno para ganhar a confiança da vítima, quando é enviada uma quantia maior o dinheiro nunca retorna.

Temos ainda o golpe do QR Code, nele os golpistas modificam o código de estabelecimentos legítimos e redirecionam para uma página maliciosa destinada ao roubo de dinheiro e dos dados das vítimas. Há ainda os golpes de clonagem do WhatsApp para pedir dinheiro aos amigos e familiares da vítima, e o do comprovante falso que altera os dados do documento para fingir que o valor foi pago via PIX.

Veja também: Novo GOLPE do chip de celular, veja como se proteger

Como se proteger?

O primeiro passo para se proteger é desconfiar de ofertas milagrosas e de tudo que pareça fácil demais, nunca clique em links enviados em grupos e encaminhados com frequência através dos aplicativos de mensagens. Caso apareça a oferta de alguma empresa verifique a informação no site oficial da marca.

Não insira seus dados em sites que não sabe a procedência e sempre preste atenção aos dados de pagamento antes de realizar as transferências via PIX. Verifique todas as informações do comprovante enviado, como data e horário, e dê uma olhada se o dinheiro realmente caiu na conta.

Veja também: Novas regras do PIX começam a valer em POUCOS DIAS: saiba o que vai mudar