Pagamentos do INSS acontecerão de forma mais RÁPIDA? Brasileiros já estão comemorando

Nova medida pode reduzir a fila do INSS e pagamentos podem ser mais práticos e mais rápidos

Os pagamentos do INSS podem ser alterados em breve, uma vez que o governo federal vem buscando medidas para solucionar os problemas  identificados no Instituto Nacional do Seguro Social.

Entre os problemas, estão o alto número de filas ao redor do país que preocupam não só o governo, mas também a população. Pensando em resolver essa questão, é importante que os segurados saibam que está sendo estudado formas para sanar esse empecilho. Saiba mais!

Pagamentos do INSS acontecerão de forma mais RÁPIDA Brasileiros já estão comemorando
Pagamentos do INSS: saiba o que pode mudar. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia

Pagamentos do INSS será mudado?

O Instituto Nacional de Seguro Social vem sendo alvo de mudanças necessárias desde o início deste ano. A saber, muitos benefícios liberados pelo órgão foram reajustados, até mesmo os salários dos servidores que teve um aumento de 9%. 

Porém, o foco do governo federal agora é ajustar os pagamentos do INSS e ajudar aqueles que serão beneficiários, uma vez que estes estão enfrentando grandes problemas com as filas de espera.

Os benefícios cedidos pelo INSS são a aposentadoria, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o salário maternidade, auxílio acidente, auxílio doença e outros. Então, os segurados geralmente entram em contato todo mês para receber os valores corretamente.

Com o aumento do interesse em benefícios, o governo federal constatou que existem muitas filas ao redor do país. Essa fila faz com que milhões de brasileiros não tenham acesso aos valores, uma vez que muitos não estão sendo atendidos.

Por isso, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), está estudando maneiras de acomodar a demanda de beneficiários, para garantir que todos sejam atendidos em tempo hábil. 

Saiba o que o ministro tem falado a respeito do reflexo no dia a dia dos segurados do INSS, que estão com dificuldades para dar entrada na aposentadoria e receber os valores.

De acordo com o ministro Carlos Lupi (PDT), o governo planeja reduzir o tempo de espera para que os beneficiários possam dar entrada na aposentadoria do INSS em até 45 dias. 

Tem muita gente que já esperou até 90 dias para ter o benefício deferido, mas caso essa medida aconteça, os benefícios terão uma redução de até 150 dias no tempo de espera. Estima-se que isso vai impactar positivamente nas concessões dos brasileiros.

O ministro em um seminário realizado nesta última quarta-feira (9), e declarou o seu apoio à Previdência Social. Em janeiro de 2024, ele não quer que seja mais 45 dias de espera, ele quer que o prazo para concessão seja a metade. Pelo menos melhorar para a metade até o final do ano seguinte.

Veja também: Atrasados do INSS: TODOS os segurados poderão receber R$ 79 mil?

Quanto tempo demora para receber a aposentadoria atualmente?

Depois da carta de concessão, existe um tempo determinado para os pagamentos do INSS serem liberados. Existe um processo um pouco demorado quando os segurados solicitam seus benefícios previdenciários.

Entenda como funciona o processo para que o segurado receba o seu benefício após a carta de concessão: depois que você já está com a carta de concessão do benefício, o INSS tem um prazo mínimo de 45 dias para realizar o pagamento do benefício concedido. 

Vale destacar que esse prazo está no artigo 174 do Regulamento da Previdência Social que diz: “ o primeiro pagamento será efetuado em até quarenta e cinco dias, após carta de apresentação, mediante documentação necessária.” 

Portanto, não adianta ir até o banco no primeiro dia após ter a carta de concessão em mãos, uma vez que ela é enviada pelos Correios. Ciente dessa informação é preciso aguardar o prazo.

Depois de receber a carta é importante acessar o site ou aplicativo do Meu INSS, para verificar as datas que o seu benefício será liberado. Dificilmente, os segurados têm os valores do benefício liberados imediatamente. Por isso, esteja atento ao aplicativo ou ao site para verificar a data correta que dará início aos pagamentos do INSS.

Pode ser que na sua carta de concessão tenha essas informações descritas sobre o benefício, caso contrário, verifique o extrato de pagamento do benefício que também estará disponível no app Meu INSS.

Saiba mais: Estes ERROS podem impedir você de conseguir a sua aposentadoria, tome CUIDADO