O que o Rei da Inglaterra faz no dia a dia? Ele precisa trabalhar?

Com a morte da rainha Elizabeth II, o antigo príncipe Charles assumiu o posto

Com a morte da rainha Elizabeth II no início do mês de setembro, depois de sete décadas absoluta no cargo, muitas pessoas se perguntam o que o rei da Inglaterra faz. Após 70 anos de reinado da monarca, chegou a vez do filho dela, o príncipe Charles assumir o posto aos 73 anos.

No entanto, apesar de ter um regime monárquico, quem dá as cartas na Grã-Bretanha é o primeiro-ministro. Mas se não é para governar, o que faz – ou vai fazer, no caso – o rei da Inglaterra?

O que o rei da Inglaterra faz?
As funções do rei da Inglaterra (Foto: Divulgação)

Qual a função do rei da Inglaterra?

A monarquia no Reino Unido não funciona como vemos em livros, filmes e séries históricos. O regime por lá é apenas constitucional. Mesmo que, pela Constituição, o rei seja considerado chefe de Estado, quem redige e aprova as leis é o Parlamento britânico.

O primeiro-ministro, considerado o chefe do governo britânico, cargo ocupado atualmente por Liz Truss, do Partido Conservador, é escolhido pelos parlamentares do partido vencedor das eleições. O que o rei da Inglaterra faz é, basicamente, “autorizar” o premiê britânico a governar, em um gesto apenas protocolar.

Além disso, como monarca, o rei é quem decreta, por exemplo, o início ou o fim de uma guerra. Vale destacar também que a realeza também é líder da Igreja Anglicana e dos serviços diplomáticos.

Veja também: Veículos NÃO podem mais serem apreendidos em blitz de trânsito: entenda a lei!

Dono e chefe

O príncipe Charles – agora rei Charles III – terá apenas uma missão simbólica e cerimonial. Entretanto, ele também vai assinar leis, abrir e dissolver o Parlamento na época das eleições, bem como receber autoridades. Mas todos esses atos são mera formalidade.

Em outras palavras, seria como se o rei da Inglaterra fosse o dono da “empresa” e o primeiro-ministro britânico o gerente dela, ou como gostam de falar atualmente, o CEO (Chief Executive Officer) da companhia.

Veja também: Lista reúne 9 profissões que DEIXARÃO de existir; surpreendente!

Mudanças após a morte da rainha Elizabeth II

Agora, como novo rei, Charles vai substituir a imagem da mãe Elizabeth II nos selos e notas do Banco da Inglaterra. O texto dos passaportes também será alterado para “His Majesty” (“Sua Majestade, no masculino”).

Por fim, o famoso hino nacional “God Save The Queen” (Deus Salve a Rainha, em tradução literal), por razões óbvias, sofrerá a atualização para “God Save The Qeen” (ou “Deus Salve o Rei”, em português).