Novo Fiat com motor 1.3 turbo é mais rápido que VW Nivus e Tracker

O Fiat Fastback Abarth chega como uma proposta bem ousada no mercado: um “SUV superesportivo”. É um modelo que promete juntar a emoção e a adrenalina de um carro esportivo ao estilo e à versatilidade de um SUV. Com um motor 1.3 turbo potente, ele entra no mercado com preço sugerido de R$ 162.990 em junho de 2025, mirando aqueles que buscam não apenas um meio de transporte, mas uma experiência ao volante.

A ideia é clara: ser o mais rápido da categoria. E os números confirmam essa meta. O Fastback Abarth realmente acelera mais rápido que seus concorrentes diretos, como o Volkswagen Nivus e o Chevrolet Tracker. Mas essa velocidade vem acompanhada de algumas escolhas que podem gerar preocupações, especialmente no que diz respeito à segurança.

Comparativo: Fastback Abarth, Nivus e Tracker

No coração do Fastback Abarth está o motor T270, um flex com 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. Isso já o coloca em um patamar diferenciado. A Fiat garante que esse SUV-cupê vai de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos, um tempo que rivaliza com carros puramente esportivos.

Quando olhamos para seus concorrentes, a diferença fica ainda mais clara. O Nivus Highline, com seu motor 1.0 turbo de 128 cv, leva 9,9 segundos para realizar a mesma tarefa. O Chevrolet Tracker RS 2025, que tem um motor 1.2 turbo de 141 cv, faz em 9,7 segundos. Em testes com a imprensa, o Abarth chegou a marcar 8,5 segundos, reforçando sua superioridade.

Transformando a experiência ao dirigir

O verdadeiro “veneno do escorpião” aparece com o Modo Poison, ativado por um botão vermelho no volante. Assim que você ativa esse modo, o carro ganha um novo comportamento. A resposta do acelerador fica instantânea, a direção elétrica se torna mais firme, e o câmbio automático de seis marchas ajusta as trocas para rotações mais altas.

Além disso, a Abarth não parou na parte do software. O sistema de escapamento foi reformulado, com uma saída dupla que gera um ronco encorpado, trazendo ainda mais emoção à experiência de condução. O motor 1.3 turbo do novo Fiat parece ganhar vida nesse modo, transformando uma simples volta em uma aventura muito mais emocionante.

O preço da performance: onde o Abarth faz concessões?

Entregar tanto desempenho e ainda ter um preço competitivo levou a Fiat a fazer algumas escolhas que comprometem, sim, a segurança do veículo. A principal crítica que pode ser feita ao Fastback Abarth é que ele vem com apenas quatro airbags — dois frontais e dois laterais.

A falta de airbags de cortina, que são essenciais para proteger a cabeça dos passageiros de trás, é um ponto preocupante para um carro nessa faixa de preço e categoria. Carros como o VW Nivus e o Chevrolet Tracker vêm equipados com seis airbags de série. Outro aspecto que gera debate é o uso de freios a tambor na traseira. A Fiat diz que eles são superdimensionados, mas essa escolha é estranha para um veículo que tem um apelo esportivo.

Para quem é o Fastback Abarth?

O Fastback Abarth não é um veículo que atende a todos. Ele foi projetado para um público bem específico: os apaixonados por performance que priorizam a adrenalina e a dinâmica divertida no dia a dia.

Optar por esse modelo significa fazer uma escolha consciente. O consumidor está ciente de que, ao escolher o Fastback Abarth, ele está trocando um pacote de segurança mais completo e possivelmente um espaço interno maior, pela experiência única que o motor 1.3 turbo do novo Fiat oferece. Ele preenche uma lacuna deixada pelos antigos “hot hatches”, agora com a variação que o mercado brasileiro procura em um SUV.