Marca de sorvetes FAMOSA é retirada das prateleiras pela ANVISA

Produtos retirados do mercado pela Anvisa podem ocasionar graves danos à saúde dos usuários, devido à sua toxicidade e também a uma característica alarmante.

É preciso ter muito cuidado com quais produtos consumimos. E, além disso, atentar-se às determinações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A saber, divulgou-se a proibição de uma marca de sorvetes famosa, que foi retirada das prateleiras pela Anvisa.

De acordo com informações, o motivo da proibição é grave e envolve até mesmo uma substância cancerígena. Para saber mais sobre, leia abaixo.

Foi encontrada uma substância tóxica nos produtos, que pode levar a consequências graves para os usuários. Marca já se pronunciou. (Foto: divulgação)

Proibição de produtos, confira motivo

De acordo com informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foi encontrado em tais produtos retirados das prateleiras a substância 2-cloroetanol (2-CE). A saber, o 2-cloroetanol pode ser tóxico. E, além disso, pode causar alterações no material genético.

Infelizmente, essa substância, ao causar alterações genéticas, pode ser um dos fatores desencadeadores do câncer. Entretanto, essa informação ainda não é confirmada, apesar de haver indícios de que é uma verdade.

Segundo a empresa fabricante dos produtos, a contaminação dos mesmos veio da reutilização do solvente usado na fabricação do aroma e de um produto de terceiros. E, apesar de suposições, não há relação com o uso de óxido de etileno (ETO).

Apesar de haver o entendimento de que o 2-cloroetanol é maléfico para a saúde humana, não há limites toleráveis na legislação para o uso da substância em alimentos. Sendo assim, não existe um parâmetro de comparação.

Veja também: Anvisa PROIBE comercialização, distribuição e utilização de produto queridinho: CUIDADO! 

Quais produtos retirados das prateleiras pela ANVISA?

Os produtos proibidos foram sorvetes e picolés da marca Häagen-Dazs, com validade entre 16/5/2023 e 29/6/2023. A marca, cuja responsável é a empresa General Mills Brasil Alimentos Ltda., citou que o 2-cloroetanol estava presente no ingrediente para dar o sabor/aroma de baunilha aos produtos. Sendo assim, não foi uma adição proposital aos produtos, e sim algo que não tinham conhecimento.

Abaixo, confira a lista completa de produtos, para se proteger e também evitar o consumo dos mesmos:

  • Pote de sorvete Häagen-Dazs Belgian Chocolate (473 mL);
  • Pote de sorvete Häagen-Dazs Macadamia Nut Brittle (473 mL);
  • Copinho de sorvete Häagen-Dazs Macadamia Nut Brittle (100 mL);
  • Picolé Häagen-Dazs Vanilla Caramel Almond (80 mL);
  • Picolé Häagen-Dazs Cookies & Cream (80 mL).

Caso tenha comprado ou encontre qualquer um desses produtos, não o consuma. A saber, é indicado guardar a embalagem e, em seguida, entrar em contato com a General Mills. Isso pode ser feito por meio do número 0800-031-0707 ou pelo endereço eletrônico sac.haagendazs@genmills.com. É possível pedir a troca ou reembolso do produto.

É importante mencionar que a Häagen-Dazs soltou um comunicado à imprensa informando que testa seus produtos regularmente. E, que se encontra de acordo com legislações do cada mercado. No mesmo comunicado, anunciou o recall voluntário para os produtos e que já foram tomadas as devidas medidas para que esse acidente não ocorra novamente. Sendo assim, presume-se que o produto não será encontrado novamente nos produtos citados acima ou quaisquer outros da marca.

Veja também: Anvisa emite NOVO ALERTA para brasileiros sobre os MEDICAMENTOS; é preciso ter muito cuidado!