Governo anuncia BOLSAS DE ESTUDOS para TODOS ESSES jovens; saiba mais

Governo anuncia esta oportunidade para alunos do ensino médio, veja como conseguir sua bolsa de estudos

Bolsas de estudos são o único caminho para evitar a evasão de alunos nas escolas, disse ministro do Trabalho. No dia 25 de maio (quarta-feira passada), o ministro do Trabalho e Emprego afirma que somente dessa maneira será possível solucionar esse problema.

Luiz Marinho, pretende destinar parte dos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), para proporcionar oportunidades de estudos que contemplem os alunos de baixa renda do ensino médio.

Governo anuncia BOLSAS DE ESTUDOS para TODOS ESSES jovens; saiba mais
Bolsas de estudos será disponibilizada a jovens por meio do Ministério do Trabalho. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia

Bolsa de estudos é disponibilizada pelo governo 

Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego, disse que está disposto a debater a nova medida internamente com o governo, como também com a sociedade.

As bolsas de estudos podem ser fundamentais, uma vez que segundo o ministro, “é um equívoco” o FAT financiar apenas a previdência. Ele defende que o Fundo tem que ser destinado para a assegurar o cidadão no que tange:

“ A proteção do trabalhador, do seguro-desemprego, da qualificação, formação e educação dos jovens”, disse Marinho. Ele ainda ressaltou que essa pode ser a solução para a evasão escolar.

Dessa forma, será possível aumentar o nível de conhecimento desse público, que deve ser assistido pelo programa e também promover o desenvolvimento tecnológico.

De acordo com o ministro, o país enfrenta um grande desafio para melhorar o ensino médio, uma vez que ele quer introduzir o ensino profissionalizante, universalizando o ensino integral para capacitar os alunos.

Assim, os jovens terão mais chances de sair do ensino médio para entrar no mercado de trabalho. Essa é a ideia principal de proporcionar as bolsas de estudos para dar mais condições àqueles que têm poucas oportunidades.

Veja também: Bolsas de estudo para JOVENS: 60 MIL vagas através do Google e CIEE

Melhorias para o ensino nas escolas 

Com as bolsas de estudos será possível diminuir a evasão escolar? Antes de mais nada, é preciso saber o que é evasão escolar. Esse quadro ocorre quando o estudante deixa de frequentar as aulas e abandona o ensino por algum motivo. 

Esse ato é muito comum no Brasil, principalmente depois da pandemia da Covid-19. Por causa do isolamento social, ficou mais difícil manter o aluno estudando até que conclua o ensino fundamental ou médio. 

Um estudo feito pela UNICEF chamado de “Enfrentamento da cultura do fracasso escolar” em 2020, mostrou que cerca de 5,5 milhões de crianças e adolescentes não têm acesso à educação.

1,38 milhão de alunos, com idades entre 6 e 17 anos, abandonaram os estudos, uma vez que isso representa 3,8% dos estudantes. Essa taxa conseguiu ser superior à média nacional de 2019, que ficou em 2%.

O levantamento dos dados foi feito pela PNAD Contínua – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Somado a isso, de 4,12 milhões de alunos, 11,2% estão matriculados mas sem frequentar a escola.

‍O mais intrigante é que esses alunos nem sequer receberam alguma atividade escolar, mesmo com o ensino pautado por aulas on-line. O mesmo estudo também aponta que o Brasil pode ter 70% das crianças do ensino fundamental que não conseguem ler e compreender um texto simples.

Veja quais são as maiores causas da evasão escolar e o que pode ser feito para combatê-la nas instituições de ensino:

  • Dificuldades financeiras;
  • Ausência do apoio familiar;
  • Violência, discriminação e agressões;
  • Falta de investimentos das escolas e outros.

A boa notícia é que estudante nesse projeto pode receber uma bolsa com recursos advindos do FAT e do Ministério da Educação também. Esse projeto visa melhorar a escolarização para que as escolas cheguem ao nível dos institutos federais. Para Marinho, esse é o padrão de ensino médio que o governo pretende implantar em todo o Brasil.

Saiba mais: Governo do Japão oferece novas bolsas de estudos para brasileiros; confira o passo a passo para se INSCREVER