Não compareceu ao exame do Encceja 2022? Veja como JUSTIFICAR sua ausência!

INEP define prazo para justificativa de falta ao Encceja 2022; estudantes ausentes deverão comprovar por meio de documentos, veja.

Embora a participação no Encceja 2022 tenha sido gratuita, o cidadão que deixar de justificar a ausência no exame aplicado no ano passado terá de pagar para participar desta edição. Exame serve como base para certificar a conclusão da Educação de nível Básico. Nas linhas abaixo, veja mais sobre essa etapa e acompanhe o cronograma do Encceja 2023.

Entenda o porquê de a justificativa ser feita. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br).

Encceja 2023

Antes de mais nada, é importante destacar que já está aberto o prazo para a justificativa de ausência no Encceja 2022. Para aqueles que não lembram, as provas haviam sido aplicadas em todo o país no dia 28 de agosto do ano passado.

A saber, Encceja é a sigla para Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. De modo geral, este exame possibilita a obtenção do certificado de conclusão da Educação Básica, constituído por ensino Fundamental e Médio.

Nesse sentido, como mencionado, quem faltou na aplicação do exame passado deverá justificar a ausência. Para isso, terá até o dia 14 de abril para acessa o Sistema Encceja e realizar a justificativa.

Para que a justificativa seja aceita, será necessário anexar documentos, assinados e datados, de modo a comprovar a motivação do não comparecimento ao local de prova.

Os pedidos passarão por análise, e a divulgação do resultado está prevista para o dia 24 de abril. Diante disso, se o pedido não for aceito, o candidato terá que pagar uma taxa de R$ 40 para participar dessa edição. O valor também se aplica àqueles que não justificarem a ausência.

Ademais, vale lembrar que todos, tanto os que tiveram o pedido aceito, quanto os que não tiveram, terão de fazer a inscrição no exame dentro do prazo, que veremos com detalhes nas linhas abaixo.

Saiba também: Encceja 2023 tem novas regras divulgadas; veja como será o exame

Cronograma para a edição de 2023

No último mês de março o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou o edital da edição de 2023 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja. Assim sendo, veja nas linhas abaixo as datas importantes:

  • Justificativa de ausência – período que vai de 3 a 14 de abril de 2023
  • Resultado das justificativas – dia 24 de abril de 2023
  • Recurso – de 24 a 28 de abril de 2023
  • Resultado do Recurso – previsto para o dia 2 de maio de 2023
  • Inscrição – de 22 de maio a 2 de junho de 2023
  • Ressarcimento – de 22 de maio a 9 de junho de 2023
  • Solicitação de Atendimento Especializado e Tratamento pelo Nome Social – previsto para acontecer entre 22 de maio a 2 de junho de 2023
  • Resultado dos pedidos de atendimento especializado – previsto para o dia 12 de junho de 2023
  • Recurso – de 12 a 16 de junho de 2023
  • Resultado do Recurso – marcado para o dia 19 de junho de 2023
  • Aplicação das provas de Ensino Fundamental e Médio – prevista para o dia 27 de agosto de 2023

Por fim, resta dizer ainda que a data de divulgação do resultado do Encceja 2023 ainda não foi informada pelo INEP. Para aqueles que vão justificar a ausência, o endereço é: https://curtlink.com/vBVvfO. Lembrando que o participante que não justificar a ausência, em caso de inscrição nesta edição de 2023, deverá pagar R$ 40 ao INEP.

Veja mais: Novas regras do Encceja 2023 foram divulgadas: saiba tudo sobre o Exame que garante o término dos estudos