Conheça os 5 erros cometidos na redação do Enem: não faça isso!

Redação do Enem é temida por muitos participantes; veja mais.

Todos os anos, milhões de estudantes se inscrevem para fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com o objetivo de conseguirem entrar em uma universidade federal para fazer um curso de ensino superior. Além disso, estudantes que desejam ingressar em instituições de ensino privadas também podem fazer a prova com o mesmo objetivo, já que várias faculdades particulares também aceitam  nota do Enem, podendo oferecer até mesmo descontos dependendo da nota.

Além disso, iniciativas que visam auxiliar o ingresso de alunos no ensino superior, como o Prouni ou o Fies, também podem utilizar a nota do Enem como base. Neste sentido, a prova é de muita importância para muitas pessoas, sendo que vários cidadãos se inscrevem em cursinhos para conseguir se preparar. Um dos motivos para isso é que a prova abrange todo o conteúdo visto ao longo do ensino médio, e são muitas questões. Além, é claro, da temida prova de redação.

Conheça os 5 erros cometidos na redação do Enem: não faça isso!
Redação do Enem pode causar muita ansiedade em participantes / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Prova do Enem

A prova do Enem é composta por 180 questões de múltipla escolha, além de uma prova de produção textual do tipo dissertativo-argumentativo. Assim, no primeiro dia, os participantes inscritos fazem a prova de Linguagens e Códigos, composta por 45 questões, e a prova de Ciências Humanas, que abrange história, sociologia, geografia e sociologia, também com 45 questões. No mesmo dia, é feita a prova de redação.

Por outro lado, no segundo dia os estudantes realizam a prova de Matemática e Ciências da Natureza, ambas com 45 questões em cada. Neste ano, o Enem ocorrerá em novembro, nos dias 13 e 20, sendo dois domingos. Dessa maneira, com a proximidade do exame, que acontece em cerca de 1 mês, as pessoas já pode estar ansiosas. Mais especificamente, podem estar ansiosas com a redação.

Assim, isso pode acontecer tanto porque os estudantes possuem mais dificuldade na produção escrita. Ou, então, pelo fato de que a redação pode ser um diferencial relevante na hora da somatória da nota.

Veja também: Encceja vai ser REAPLICADO: como estudar para o Exame?

Erros comuns na redação

Neste sentido, os estudantes podem cometer alguns erros, sem nem mesmo saber que estão os cometendo, na hora de fazerem a redação do Enem. O primeiro deles é não conseguir entender o tema que está sendo pedido. E, também, não conseguir interpretar os textos motivadores, que podem servir como base para guiar a produção. Isso pode levar a fuga ou tangenciamento do tema, o que pode causar graves consequências para quem deseja ir bem na prova de redação do Enem.

Além disso, outra questão é não entender o tipo textual pedido, o dissertativo argumentativo. E, com isso, não entender a estrutura que o exame pede que os participantes façam.

Outro erro comum é não saber quais são os critérios de avaliação da banca e, por conta disso, não levá-los em consideração ao fazer o projeto de texto. Assim, uma sugestão é fazer a leitura da cartilha do participante, que está disponível para download gratuito em vários locais da internet, sendo o Inep um deles.

Ainda, outras coisas que podem ocorrer é o participante não definir qual será a sua tese logo na introdução. E, ainda, não apresentar, ao longo do texto, o repertório sociocultural, critério importante.

Veja também: Reaplicação do ENCCEJA 2022: Entenda porque a prova será reaplicada e confira as novas DATAS