Reaplicação do ENCCEJA 2022: Entenda porque a prova será reaplicada e confira as novas DATAS

Saiba quando e porque vão acontecer as novas provas do Encceja em 2022!

Se você quer terminar os estudos ou tem um familiar com este sonho, é importante ficar atento para a prova única que possibilita isso. O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos acontece anualmente em todos os estados brasileiros.

O que muitas pessoas não sabem, contudo, é que existe também a reaplicação do ENCCEJA 2022. Por isso, confira todos os detalhes sobre essa nova edição do exame e como vai funcionar.

Reaplicação da prova do Encceja
Saiba exatamente como funciona a reaplicação do Encceja em 2022 (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Solicitação de reaplicação do ENCCEJA 2022

Antes de mais nada, é importante lembrar que essa “segunda edição” da prova é voltada para quem fez a inscrição nesta última edição. 

Ou seja, quem não conseguiu participar da prova, enviou um pedido para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A partir disso, o órgão analisou quem pode fazer novamente o exame através do resultado da solicitação de reaplicação do ENCCEJA

Veja também: Gabaritos do Encceja 2022 já foram LIBERADOS: como faço para conferir o resultado?

Por que existe a reaplicação da prova? Quem pode fazer?

Essa segunda prova é uma forma de democratizar o exame para todos os brasileiros. De acordo com o MEC, existem situações em que estudantes são afetados de alguma forma e não podem participar da prova. 

Ou seja, quem pode fazer a reaplicação do ENCCEJA são os estudantes afetados por:

  • Problemas logísticos no dia do exame; 
  • Problemas de localização e logístico durante a prova; 
  • Doenças infectocontagiosas – entre aquelas disponíveis no edital. 

Lembrando, contudo, que só pode fazer a reaplicação quem fez a solicitação dentro de até cinco dias úteis – após a data da aplicação, ou seja, dia 28 de agosto deste ano. 

É importante lembrar que a reaplicação do ENCCEJA vale igualmente. Ou seja, quem conseguir as notas mínimas vai obter normalmente o certificado do MEC, válido em todo o Brasil como certificador de quem terminou os estudos. 

Datas da reaplicação do ENCCEJA 2022

A saber, é importante lembrar que as provas são reaplicadas em ambas as modalidades. Ou seja, vão acontecer os exames de Ensino Fundamental bem como de Ensino Médio, nos turnos da manhã e tarde. 

Agora, vamos ao que interessa: as datas da reaplicação das provas do ENCCEJA em 2022 ficaram definidas. São elas: dias 18 e 19 de outubro. Todos os detalhes estão ou ficarão disponíveis no cartão do participante. 

Como consultar a reaplicação do ENCCEJA

Quem quiser verificar o resultado do pedido de reaplicação bem como todos os detalhes sobre a sua inscrição pode usar o site oficial do ENCCEJA Inep. Nesta plataforma é possível conferir tudo o que você precisa saber: resultados, locais de prova, etc. 

De acordo com o MEC, o passo a passo para consultar a reaplicação do ENCCEJA 2022 e todas informações é o seguinte:

  1. Acesse o site do Encceja Nacional: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial
  2. Aperte em ‘Clique aqui para acompanhar sua inscrição’; 
  3. Agora entre com o CPF e senha cadastrados anteriormente na plataforma do Gov BR; 
  4. Pronto! No menu do lado esquerdo você vai encontrar a opção de reaplicação ou então de Página do Participante para conferir os detalhes. 

Dúvidas mais comuns sobre o programa

Primeiramente, a maior dúvida dos indivíduos que optam pelo Encceja, é justamente em relação às notas. Isso porque, diversas pessoas ainda não sabem como funcionam as notas mínimas do programa, bem como quanto é preciso tirar. Assim sendo, o primeiro passo é entender que a nota mínima estipulada nas provas pode variar.

Isto é, nas provas de múltipla escolha, a nota mínima deve ser de 100 pontos, onde o máximo é 180. Além disso, na prova de redação, o indivíduo precisa tirar uma nota mínima de 5 pontos, onde a nota máxima para aprovação, é 10. Ademais, em relação à prova de português, é preciso ter, no mínimo, a nota mínima, somada com a da redação, também considerando a base.

Uma outra dúvida muito pertinente, é sobre a possibilidade de cursar o ensino superior, após a aprovação no programa. Bem, a resposta é bem simples e objetiva, e é sim. Isso porque, o programa visa oferecer uma oportunidade de conclusão do ensino fundamental em médio, para que assim, seja justamente possível que o indivíduo ingresse em um ambiente de ensino superior.

Como estudar para o Encceja

Finalmente, muitas pessoas que querem terminar os estudos em um dia também querem saber como se preparar para a prova.

Mas então: como estudar para a prova do Encceja?

O primeiro caminho é conferir o que vai na prova. De acordo com o edital oficial da prova,

  • Ensino fundamental: Ciências, Matemática, História e Geografia, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Artística e Educação Física;
  • Ensino médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

A saber, o melhor caminho para começar a estudar para o Encceja é seguir algumas rotinas importantes. Por exemplo:

  • Defina seus horários livres para se preparar para a prova;
  • Defina quais são as suas provas com maiores dificuldades;
  • Procure diferentes tipos de materiais: oficiais do Encceja,  videoaulas no Youtube e muito mais.

Veja também: Saiba como acessar o gabarito do Encceja 2022