Encceja vai ser REAPLICADO: como estudar para o Exame?

Veja as datas disponíveis do Encceja; leia mais!

O Ministério da Educação foi responsável pela criação do Encceja, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Assim, a prova pode ser feita por aquelas pessoas que não concluíram a educação básica no tempo regular e desejam tirar o diploma, seja ele do ensino fundamental ou do ensino médio. A aplicação da prova ocorre anualmente e, na edição anterior à desse ano, ela contou com mais de 1,6 milhões de participantes inscritos.

O exame já foi aplicado este ano há alguns meses, mas, agora, as pessoas poderão contar com a reaplicação da prova. Por conta disso, é importante ficar atento às datas e, também, às dicas para conseguir estudar para o exame e garantir a aprovação. No entanto, será que são todas as pessoas que poderão fazer a prova nesta nova rodada? Veja mais a seguir.

Encceja vai ser REAPLICADO: como estudar para o Exame?
Saiba mais sobre a reaplicação do Encceja / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Reaplicação do Encceja em 2022

Em primeiro lugar, é importante destacar que a reaplicação do Encceja em 2022 vale apenas para aquelas pessoas que estavam inscritas na última edição mas que, por algum motivo, não conseguiram fazer a prova. Assim, essas pessoas enviaram uma solicitação ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que analisou quem poderia fazer o exame de reaplicação.

Dentro os casos que justificam o direito a reaplicação, estão: problemas logísticos no dia da prova oficial, problemas de localização e também doenças infecciosas, desde que previstas no edital.

As datas para a reaplicação já estão definidas: ela acontecerá entre os dias 18 e 19 de outubro. Para saber mais e consultar a sua situação, acesse: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial.

Veja também: Já é possível emitir o certificado de CONCLUSÃO Encceja?

Como é a prova?

A prova do Encceja divide-se em duas modalidades, como dito, para quem deseja ter o diploma do ensino fundamental e para quem deseja ter o do ensino médio. Para concluir a do ensino fundamental, é preciso ter, ao menos, 15 anos até o dia da prova. Quanto à do ensino médio, é preciso ter pelo menos 18 anos.

A prova é composta por questões de múltipla escolha e, também, por uma redação. Na prova do ensino fundamental, há 30 questões de história e geografia, 30 de ciências, 30 de matemática e 30 de português, língua estrangeira, artes e educação física. Por outro lado, na do ensino médio, há 30 questões nos segmentos de matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias.

O período de realização varia entre manhã e tarde, mas todas são feitas em um único dia. Além disso, caso o participante atenda os requisitos mínimos, ele consegue o diploma.

Como estudar?

Apesar dos conteúdos serem diferentes, dependendo do nível que o candidato deseja obter o diploma, algumas dicas de estudo podem ser úteis para todos os candidatos. Assim, uma dica útil é olhar as provas anteriores do Encceja. Outra questão é elaborar um cronograma de estudos para dar conta de todo o conteúdo, com calma.

Ainda, na hora de estudar, deve-se focar nos assuntos que mais caem no exame. Por fim, é possível ter acesso a materiais, como apostilas, de forma gratuita, e eles podem ser úteis na hora de estudar. O conteúdo mais cobrado das provas você confere aqui: https://bityli.com/epZhFAob.

Veja também: Reaplicação do ENCCEJA 2022: Entenda porque a prova será reaplicada e confira as novas DATAS