Enem em dezembro: inscrições estão abertas até o final da semana, não perca a chance

Neste ano, o Inep está possibilitando que os estudantes realizem uma edição extra do Enem devido a problemas de locomoção e também por outros fatores. Confira como realizar a sua inscrição até sexta-feira (17)!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) funciona como uma prova de uma admissão à educação superior que é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia que funciona em conjunto com o Ministério da Educação do Brasil. O exame existe desde 1998, porém, a princípio a sua função era outra.

O Enem foi criado durante o governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso e tinha como finalidade avaliar a qualidade do ensino médio no Brasil. Com o passar dos anos, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) instituiu o Programa Universidade para Todos (ProUni) e posteriormente o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a prova passou a ser utilizada como forma de adentrar ao ensino superior.

A prova do Enem 2023 foi aplicada nos dias 5 e 12 de novembro, porém haverá uma nova chamada em dezembro para um determinado grupo de candidatos. Portanto, confira a seguir como realizar a sua inscrição para a edição do exame que será aplicada no mês que vem!

Enem contará com nova aplicação em dezembro. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Inscrições para o Enem de dezembro ainda estão abertas

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ainda não chegaram ao fim. Isso porque, mesmo após os dois dias tradicionais da prova já terem sido realizados, o Ministério da Educação ainda está oferecendo uma edição especial para um determinado grupo de pessoas.

Dessa forma, desde segunda-feira (13), é possível se inscrever na edição da prova que será aplicada em dezembro. As inscrições seguem abertas até o dia 17 de novembro e a novidade está sendo disponibilizada para os candidatos que vivem em regiões de difícil acesso e solicitaram que a prova fosse reagendada.

No caso desse grupo de pessoas, o local da prova original estava a 30 km de distância. A nova etapa do exame será realizada nos dias 12 e 13 de dezembro. No total, cerca de 50 mil alunos foram avisados a respeito da realocação do Enem. Diante disso, essas pessoas foram avisadas previamente e poderão exercer o seu direito ao realizar a prova no próximo mês.

Confira também: Gabarito oficial do Enem 2023 deve sair HOJE (14), disse o Ministro da Educação

Alunos que não conseguiram realizar a prova devido a doença também terão nova oportunidade

Além das pessoas que residem em locais distantes, um outro grupo também poderá ser contemplado com uma nova chance. Esse será o caso dos cidadãos que foram impedidos de fazer a prova por conta de alguma doença infectocontagiosa. Esse grupo também poderá solicitar a realização da edição do Enem em dezembro.

Vale ressaltar que para que a solicitação seja aprovada, é necessário que o estudante tenha um comprovante médico que conste o diagnóstico da doença em questão. Com isso, ele não terá problemas em realizar a avaliação responsável por definir o destino acadêmico de um grande número de brasileiros todos os anos.

Saiba mais: Polêmica no 2º dia de Enem e decisão inacreditável do Inep: você ficou sabendo?