Gabarito oficial do Enem 2023 deve sair HOJE (14), disse o Ministro da Educação

Confira todos os detalhes sobre o gabarito oficial do Enem que será divulgado pelo MEC hoje!

O Brasil voltou a falar em peso sobre a principal prova do país para entrar em uma universidade ano que vem. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) voltou a ter um grande número de inscritos em todas as regiões do país. 

Com isso, muita gente está ansiosa para saber se conseguiu acertar um grande número de questões ou não. Para isso, um bom caminho é conferir o gabarito oficial que já está com data e horário para ser divulgado. Confira todos os detalhes e saiba quando você vai precisar acessar o site oficial para conferir as questões corretas. Fique ligado!

Gabarito Enem
Confira todos os detalhes sobre o gabarito oficial do Enem e como consultar (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Quando vai sair o gabarito oficial do Enem 2023?

O próprio ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou: o gabarito oficial do Enem 2023 vai sair hoje (14). A afirmação aconteceu ontem durante coletiva de imprensa sobre a prova. 

É importante lembrar que essa é uma informação relevante já que a data prevista no edital oficial era o dia 24 de novembro. Contudo, as questões corretas oficialmente vão sair com 10 dias de antecedência. 

Sempre lembrando que não deve ser feita a confusão entre o gabarito e o resultado oficial. A partir das questões corretas é possível apenas ter uma ideia de como foi o desempenho. 

Contudo, a correção do Enem não se dá por número de questões certas, mas sim com a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Essa forma de avaliação serve para verificar se há uma consistência na prova do aluno.

Veja também: Enem 2024 vai ser online? O que se sabe sobre a prova do ano que vem!

Que horas sai o gabarito oficial do Enem?

Esse detalhe também foi confirmado pelo ministro Camilo Santana. 

De acordo com ele, o gabarito oficial do Enem vai ser divulgado às 19h de hoje. Ou seja, os interessados já poderão verificar as questões corretas de acordo com a cor da sua prova a partir do primeiro horário da noite. 

Sempre lembrando que os documentos ficam disponíveis em PDF diretamente no site oficial do Ministério da Educação. 

Confira um passo a passo simples de como conferir o gabarito oficial do Enem em 2023:

  1. Acesse o site oficial do MEC: https://portal.mec.gov.br/
  2. Caso não encontre nada na primeira página, acesse o site de provas e gabaritos oficial: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem/provas-e-gabaritos

Resultados do Enem 2023

Por fim, vamos ao que interessa! Os interessados em verificar a nota exatamente vão precisar esperar um pouco mais de dois meses. 

O resultado oficial do Enem 2023 será publicado no dia 16 de janeiro. Isso pode mudar se o MEC resolver antecipar também essa divulgação. 

Sempre lembrando que essa nota é importante já que com ela os estudantes podem entrar para universidades e faculdades de diferentes formas.

São opções como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Mais detalhes podem ser divulgados em breve sobre as datas de correção. 

Lembrando que essa demora é justificada pela necessidade de correção das redações de milhões de pessoas. 

Veja também: Polêmica no 2º dia de Enem e decisão inacreditável do Inep: você ficou sabendo?