Cientistas fazem descoberta IMPRESSIONANTE sobre o centro da Terra

Segundo estudo comandado por cientistas, o centro da Terra não é exatamente como se pensava. Confira a surpresa que eles tiveram

Cientistas que trabalham na Northwestern University, nos Estados Unidos, forneceram evidências de que há uma enorme quantidade de água no subsolo. Este reservatório está aprisionado em uma cavidade composta por uma rocha sob alta pressão chamada ringwoodita. Com esta descoberta, os pesquisadores esperam explicar como os oceanos se formaram em nosso planeta.

Cientistas fazem descoberta IMPRESSIONANTE sobre o centro da Terra
Centro da Terra tem elemento oculto – Foto: divulgação

Um oceano gigantesco 640 km abaixo da superfície da Terra

De qualquer forma, é isso que pensa a equipe de pesquisa, depois de ter descoberto esse oceano. Os cientistas também esperam que isso lhes permitam entender melhor o ciclo da água na Terra, mas também como as placas tectônicas movem a água entre a superfície e esse reservatório.

Este misterioso reservatório está realmente escondido no coração de uma rocha azul, conhecida como ringwoodita, a 700 km de profundidade no manto da Terra, ou seja, a camada de rochas quentes localizadas entre a superfície da Terra e seu núcleo. O tamanho impressionante do reservatório, três vezes o volume dos oceanos do planeta, pode nos permitir conhecer um pouco mais sobre a origem da água na Terra.

Mas essa descoberta dá credibilidade a outra teoria segundo a qual os oceanos gradualmente vazaram do interior da Terra. Esta é uma prova tangível de que a água na Terra veio de dentro. Segundo os cientistas, essa água escondida também poderia servir para manter os oceanos, permanecendo de alguma forma ligada a eles.

Isso explicaria, portanto, por que seu tamanho dificilmente mudou por milhões de anos. O curso das ondas sísmicas revela a presença de água. A equipe de Steven Jacobsen usou nada menos que 2.000 sismógrafos nos Estados Unidos para estudar as ondas sísmicas geradas por mais de 500 terremotos. Essas ondas se movem dentro da Terra, inclusive no núcleo. No entanto, eles podem ser amplamente detectados na superfície.

Veja também: Conheça a técnica militar que faz dormir em dois minutos; é fácil?

E se a água da Terra viesse de um gigantesco reservatório subterrâneo?

Depois de um terremoto, as ondas fazem a Terra soar como um sino por vários dias. Todavia ao medir a velocidade dessas ondas, em função da profundidade, os pesquisadores conseguiram determinar por que tipo de rochas elas passavam. O reservatório de água assim se revelou, à medida que as ondas diminuíam ao passar pela rocha molhada.

A saber: anteriormente havia determinado o que aconteceria se ringwoodites contendo água atrapalhassem as ondas sísmicas. Para isso, desenvolveram ringwoodites sintéticos em seu laboratório antes de expô-los a altas pressões e temperaturas, semelhantes às do manto, a uma profundidade de 700 km.

Como resultado, os cientistas rapidamente encontraram sinais de ringwoodites na zona de transição entre o manto superior e o manto inferior. Nessa profundidade, a pressão e a temperatura são altas o suficiente para extrair água das rochas. Em conclusão, é uma camada de rocha com água ao longo dos sulcos entre os grãos, como se estivessem suando.

Veja também: Deepfake: a tecnologia que ASSUSTA a internet