Conheça a técnica militar que faz dormir em dois minutos; é fácil?

Adeus, insônia

0

Que tal chegar em casa depois de um dia estressante e cansativo no trabalho, tomar aquela ducha gostosa e dormir em poucos minutos? Esse é o sonho de 10 entre 10 brasileiros, não é mesmo? Afinal, ter um sono saudável é fundamental para recuperar as energias, relaxar o corpo e a mente, e nos prepararmos para um novo dia.

Mesmo que você seja daquelas pessoas que costumam dormir pouco, uma boa noite de descanso é essencial para a nossa disposição no dia seguinte. Por isso, cada um tem os seus hábitos para dormir. Seja um cochilinho à tarde aqui ou uma noite longa de sono, em algum momento, todos nós acabamos dormindo. Mas muita gente tem dificuldades para cair no sono rápido. Só que uma técnica militar pouco conhecida pode fazer você dormir em apenas dois minutos. Bateu a curiosidade? Vamos descobrir como fazer isso logo a seguir.

que-faz-dormir-em-dois-minutos (1)
Você nunca mais terá problemas para dormir (Foto: divulgação)

Como surgiu a técnica para dormir em dois minutos?

Muitas pessoas têm dificuldades para dormir e sofrem de insônia. Essa falta de sono pode ser provocada por diversos problemas, como ansiedade, depressão, hiperatividade, entre tantos outros. Essas pessoas sempre buscam alguma maneira de adormecer mais rápido, mas uma técnica militar utilizada pelo exército dos Estados Unidos pode ajudar qualquer um dormir em somente dois minutos.

Segundo a metodologia desenvolvida pela Escola Preparatória de Voo da Marinha dos Estados Unidos, qualquer um de nós vai conseguir dormir em apenas 120 segundos, seja qual for a condição da pessoa, a hora do dia ou a substância que ela tenha consumido.

A primeira vez que essa técnica veio a público foi em 1981, no livro “Relax and Win: Championship Performance”. Após mais de 40 anos, esse método voltou à tona depois que a norte-americana Sharon Ackman escreveu sobre o assunto em sua conta na plataforma Medium. De acordo com ela, a técnica foi criada com o intuito de ajudar os pilotos da Marinha a descansar para que os militares melhorassem suas performances e, assim, evitar que as noites mal dormidas levassem a um erro que pudesse custar vidas.

Veja também: ANS suspende comercialização de dezenas de planos de saúde: e agora?

Qual a técnica para dormir em poucos minutos?

Segundo os estudiosos que desenvolveram a técnica, é preciso cerca de seis semanas de treino e adaptação. Após esse período, a metodologia adotada se torna 96% eficaz, mesmo que a pessoa tenha tomado algum estimulante, como a cafeína, por exemplo.  Confira como fazê-la.

Posição

Os pilotos foram treinados para dormir sentados em uma cadeira. Obviamente, não precisamos disso, mas é bom ter em mente que onde você está é o lugar adequado para dormir. Aceite essa realidade.

Músculos do rosto

A testa, assim como nenhuma parte do rosto, pode estar franzida. Isso é essencial para conseguir dormir bem. Por isso, respire profundamente e sinta a mandíbula, a bochecha e a língua relaxarem.

Descanse o corpo

Vá fazendo, aos poucos, com que seu corpo relaxe. Ao repousar os olhos e os músculos do rosto, seu cérebro entende como um sinal para descansar. Então, comece relaxando as partes do corpo de cima para baixo: do pescoço às pernas.

Respiração profunda

Inspire e expire de maneira lenta e sinta todos os músculos do corpo ficarem relaxados. Priorize aqueles que você domina, como o antebraço direito, se você for destro, ou esquerdo, no caso de ser canhoto, por exemplo.

Pensamentos

Parar de pensar é, sem dúvida, o passo mais difícil da técnica para dormir em dois minutos. Quem tem ansiedade, depressão ou é hiperativo, sabe bem do que estamos falando. Por isso, tente descansar a mente para pegar no sono.

Um truque da Marinha ensina que, durante 10 segundos, já relaxado, pense que você está em um lugar escuro e confortável. Caso isso não funcione, repita sem parar a frase “não pense, não pense, não pense”.

Veja também: Conheça 5 países onde vale a pena se aposentar; confira o ranking das melhores aposentadorias