Café pode ser prejudicial para quem tem pressão alta? O que pode acontecer?

Veja por quais motivos reduzir o cafezinho se você sofre com pressão alta.

Algumas bebidas estão intrinsicamente ligadas à cultura brasileira, como é o caso do café. Para se ter ideia, os brasileiro consomem até 5,8 quilos da bebida por ano. Contudo, é importante se atentar ao modo de preparo e à quantidade consumida, especialmente se você tiver pressão alta.

Quer saber como o café pode fazer mal a esse grupo de pessoas e o que fazer para não precisar parar de consumir a bebida no dia a dia? Então continue seguindo a leitura da matéria para adquirir hábitos mais saudáveis!

Pessoas que sofrem com pressão alta devem se atentar à quantidade (e qualidade) de café que tomam diariamente
Pessoas que sofrem com pressão alta devem se atentar à quantidade (e qualidade) de café que tomam diariamente / Foto: divulgação

Afinal, café faz mal para quem tem pressão alta?

A princípio, o café pode causar mal a algumas pessoas normalmente, como àquelas que têm baixa tolerância à cafeína. Portanto, pessoas que possuem uma tolerância maior podem (e costumam) beber tranquilamente. Entretanto, qualquer pessoa deve levar em conta o limite do seu organismo, optando por consumir a bebida com moderação.

A verdade é que, de acordo com os médicos, a população brasileira costuma exagerar na hora de tomar café, o que pode causar dependência ddo líquido no organismo, especiamente quando acompanhado de açúcar. Para entender melhor essa situação, primeiro é bom saber qual é a composição do café.

Primeiramente, ele é um ótimo estimulante e auxiliar do funcionamento do metabolismo, pois promove mais disposição no dia a dia, além de ter ação antioxidante. Dito isso, dentre seus componentes podemos encontrar vitamina B3, minerais e polifenóis, compostos orgânicos que são imprescindíveis para o desenvolvimento de uma dieta equilibrada.

Num contexto geral, o café pode ser muito benéfico para muita gente, inclusive para as pessoas que sofrem de pressão alta. Isso porque os ácidos clorogênico e cafeico garantem o funcionamento correto do sistema cardiovascular.

Entretanto, dependendo de como é o preparo da bebida, ele pode causar mais malefícios do que benefícios no corpo. No caso, adoçantes em excesso e grãos muito espessos podem fazer com que todos os benefícios do café se percam.

Veja também: Lista reúne 8 alimentos que NÃO devem ir ao congelador, mas muitos insistem

Como preparar um café mais saudável

Nesse sentido, saber preparar o café pode te ajudar a colher os frutos de um alimento saudável ao invés de se prejudicar diariamente. Para isso, primeiramente você deve umedecer o filtro antes de colocar o pó de café, deixando o produto hidratar por alguns minutos. Depois disso, coloque a quantidade de água quente que estiver indicada na embalagem.

Nesse momento, o papel vai reter todas as impurezas que fazem mal e deixam o sabor do café desagradável, reduzindo o amargor. Depois disso, prepare seu café normalmente, sem exagerar também na quantidade de açúcar. A partir disso, o cafestol produzirá uma enzima que ajuda a reduzir o colesterol do corpo. Além disso, o café ajuda a liberar endorfina hormônio responsável pela alegria que ajuda a manter a animação para a realização de atividades.

Desde que preparado da maneira correta, o café pode trazer diversos benefícios para a manutenção da saúde, incluindo poderes anti-inflamatórios que ajudam a tratar doenças crônicas. Portanto, faça dele seu aliado!

Veja também: Estudos dizem que ESTES 6 alimentos podem te ajudar a perder barriga, mas será que é verdade?