Lista reúne 8 alimentos que NÃO devem ir ao congelador, mas muitos insistem

Alguns alimentos devem ficar longe do congelador. Veja quais são eles.

Os alimentos possuem várias peculiaridades. Assim, para conhecê-las, é importante estar antenado com a gastronomia. Porém, existem algumas dicas que podemos seguir para evitar desperdício de comida e garantir sempre um alimento fresco e gostoso. 

Hoje, a dica é sobre os alimentos congelados. Muitas pessoas colocam todos os tipos de comida nesta área da geladeira. Porém, existem algumas que devem ficar longe deste local. Veja a seguir uma lista com esses exemplos. 

Lista reúne 8 alimentos que NÃO devem ir ao congelador, mas muitos insistem
Saiba o que não congelar – Imagem: Divulgação

Alimentos congelados

Todas as pessoas que possuem uma noção de cozinha sabem que ao congelar um alimento, ele pode durar mais tempo. Por esse motivo, muitas pessoas pegam todos os tipos de comidas, colocam em potes e levam para congelar. 

Porém, nem todas as comidas funcionam dessa maneira. Essa possibilidade é bastante útil, mas não para todos os casos. Existem alguns alimentos que podem acabar estragando caso sejam congelados. 

Por mais que pareça contraditório, essa é uma dita dada por muitos especialistas. Veja a seguir quais os tipos que você não pode congelar. 

Saiba mais: Perca peso no café da manhã com ESTES 3 alimentos comuns; impressionante!

Comidas que não devem congelar

Tomate 

Esse alimento bastante conhecido e presente nas cozinhas brasileiras é o primeiro da lista. Colocá-lo no congelador fará com que ele fique com uma textura não muito agradável na hora de usar. Por isso, os tomates congelados devem ser utilizados apenas para fazer molho. Para manter basta deixá-lo na geladeira. 

Batata

Esse exemplo segue o mesmo pensamento do anterior. Por ser algo com bastante água, no momento em que é descongelado, fica com sabor diferenciado. E dessa forma, não adianta nem cozinhas pois é provável que ela fique bastante aguada. 

Leite 

O leite no congelador é algo que muitas pessoas que não costumam tomá-lo fazem. Porém, ao descongelar sua textura pode ficar granulada. Além, é claro, do sabor que também muda. Assim, ele até pode ir para o congelador se o objetivo for usá-lo posteriormente em receitas. 

O mesmo ocorre com seus derivados. O iogurte, por exemplo, perde sua cremosidade para que seja congelado. E se engana as pessoas que acham que ele irá virar um frozen. Já os queijos dependem do tipo. Os que devem ser ralados, podem ir ao congelador, mas outros modelos mais macios precisam ficar longe. 

Gelatina 

O processo final para fazer a gelatina é ir para geladeira. Porém, muitas pessoas querem adiantar esse tempo levando para o congelador. A verdade é que ao fazer isso, no momento de descongelar, o alimento irá derreter todo. 

Ovo

Congelar o ovo pode ser bastante tentador quando compramos muito e não usamos tanto. Porém, ele não deve ser congelado. Isso porque em contato com o frio, sua clara congela e aumenta de tamanho. Logo o ovo explode dentro do compartimento deixando tudo com um péssimo cheiro. 

Maionese

Não é novidade que esse alimento deve ser consumido fresco no mesmo dia. Porém, quando ele sobra, muitas pessoas tentam congelar. É válido lembrar que esse tipo de alimento possui ovos e batatas em sua constituição. Como já vimos, eles não devem ser congelados. Logo, não é indicado fazer isso com essa comida. 

Chantilly e glacê

Congelar bolos é algo que parece óbvio e realmente funciona. Porém, caso tenham glacê ou chantilly, é importante tirá-los. Isso porque na hora de descongelar os dois ficam com uma textura bastante estranha. Por esse motivo, não vale a pena colocá-los no congelador. 

Veja também: Lista reúne os 10 alimentos MAIS calóricos do MUNDO e opções saudáveis para os substituir