Bolsa Família BLOQUEADO? ESTE pode ser o motivo

Um grande número de beneficiários do Bolsa Família tem relatado que o seu benefício foi bloqueado recentemente. Entenda o motivo pelo qual isso está acontecendo.

O governo federal brasileiro oferece uma série de benefícios sociais para a população que se encontra em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por meio de programas de assistência social e transferência de renda, como é o caso do Bolsa Família. O benefício em questão foi criado por intermédio da Medida Provisória 132, em 2003, que já no ano seguinte se tornou. Já o responsável pela sua instituição foi o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que na época cumpria o seu primeiro mandato na presidência da República. 

O programa de transferência de renda foi criado com o principal objetivo de colocar fim no ciclo geracional de pobreza e extrema pobreza que perpassa diversas gerações de famílias brasileiras. Para que isso se torne possível, são realizadas transferências condicionadas de renda, saúde e educação mensais pela Caixa Econômica Federal. Além disso, para ter acesso ao Bolsa Família é preciso que a família tenha renda mensal per capita de até R$ 218 e esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). 

Recentemente, um grande número de pessoas têm relatado bloqueios no seu benefício do Bolsa Família. Continue na matéria para conferir o que pode estar acontecendo!

Bolsa Família é bloqueado devido a irregularidades no cadastro. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Esse pode ser o motivo do seu benefício do Bolsa Família ter sido bloqueado

Muitas pessoas tiveram o seu benefício do Bolsa Família bloqueado neste ano após o pente-fino promovido pelo governo federal. O processo foi feito após suspeitas de que alguns beneficiários do programa estavam recebendo o benefício de forma irregular, especialmente aqueles que faziam parte de famílias unipessoais, ou seja, compostas por apenas uma pessoa. 

Dessa forma, se o seu benefício foi bloqueado, é necessário regularizar os seus dados do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), caso ainda cumpra os critérios do programa. Esse processo pode ser feito em um Cras (Centro de Referência e Assistência Social) do seu município pela pessoa que ficou como responsável familiar quando a família se inscreveu no programa. 

Vale ressaltar ainda que para evitar o bloqueio, é de extrema importância manter os dados do Cadastro Único atualizados. A recomendação do governo federal é que as informações sejam atualizadas a cada dois anos ou todas as vezes em que houver uma mudança na família, como morte ou nascimento de um membro. 

Confira também: Governo emite comunicado DEFINITIVO sobre beneficiários Bolsa Família que moram sozinhos; vão ocorrer bloqueios?

Calendário do Bolsa Família de agosto

As parcelas mensais do Bolsa Família costumam ser depositadas nos últimos dez dias do mês pela Caixa Econômica Federal, e em agosto não será diferente. Os pagamentos serão realizados entre os dias 18 e 31 de agosto e o calendário segue a ordem do número final do NIS (Número de Inscrição Social) dos beneficiários. 

Veja a seguir o cronograma de pagamentos completo:

  • NIS final 1: 18 de agosto;
  • NIS final 2: 21 de agosto;
  • NIS final 3: 22 de agosto;
  • NIS final 4: 23 de agosto;
  • NIS final 5: 24 de agosto;
  • NIS final 6: 25 de agosto;
  • NIS final 7: 28 de agosto;
  • NIS final 8: 29 de agosto;
  • NIS final 9: 30 de agosto;
  • NIS final 0: 31 de agosto. 

Saiba mais: COMUNICADO GERAL: este grupo de brasileiros poderá receber R$ 950 do Bolsa Família, descubra se você também tem direito