O seu CPF pode estar cadastrado em celular de ESTRANHOS e você não sabe; veja como descobrir

Um grande número de criminosos estão clonando o CPF dos brasileiros com o objetivo de roubar a sua linha telefônica para uso em celulares totalmente desconhecimento.

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) se caracteriza enquanto um dos documentos mais importantes para os cidadãos brasileiros, sendo o registro de contribuintes catalogado pela Receita Federal do Brasil. 

É possível inscrever um CPF somente uma única vez e pode se cadastrar qualquer pessoa natural, independente da sua nacionalidade ou idade. Cada cidadão conta com um número de inscrição única composta por 11 dígitos decimais, sendo pessoal e intransferível no decorrer de toda a sua vida. 

No entanto, o que muita gente não sabe é que esse documento tão importante para os brasileiros pode estar cadastrado no celular de desconhecidos. Portanto, confira a seguir como saber se o seu CPF se encontra em um aparelho não reconhecido por você!

O seu CPF pode estar sendo usando por criminosos. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como descobrir se o seu CPF está cadastrado no celular de estranhos?

Atualmente, o número dos documentos dos brasileiros são baseados em uma série de dados. A facilidade de acesso a algumas delas faz com que as nossas informações possam acabar ficando vulneráveis a golpes, onde os golpistas utilizam o seu CPF para criar linhas telefônicas ou clonar chips, por exemplo. 

Para lidar com esse problema, as empresas de telefonia Algar, Claro, Vivo, TIM  e Sercomtel se uniram em junto com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para possibilitar que os seus clientes consigam verificar se existem números desconhecidos que estão associados aos seus CPFs nas prestadoras. 

Se a confirmação for positiva, a pessoa precisará solicitar o cancelamento da sua linha com em conjunto com a sua operadora. É importante ressaltar que a consulta se encontra disponível apenas para as linhas pré-pagas. Dessa forma, as pós-pagas não têm direito a aproveitar o benefício. 

Além disso, o CPF se caracteriza enquanto um dos documentos mais importantes para os cidadãos brasileiros, de forma que se faz necessário estar por dentro do que acontece com o seu documento. Logo, se você receber a afirmação de que o seu CPF está sendo utilizado para golpes, entre em contato com a operadora e resolva o problema o mais rápido possível. 

Confira também: Aposentadoria do INSS sem nunca ter trabalhado? Quais são os critérios para receber?

Passo a passo para consultar se o seu CPF está sendo usado no celular de um estranho

O projeto de consulta ao CPF das operadas em conjunto com a Anatel começou em 2019 e a etapa inicial de atualização cadastral em linhas pré-pagas funciona para as linhas ativas ao redor de todo o território nacional. Hoje em dia, a base de dados recebe uma atualização mensal e qualquer brasileiro pode usar o serviço. 

O processo para realizar a consulta é bastante simples e basta seguir o passo a passo:

  • Em primeiro lugar, é necessário entrar no site cadastropre.com.br;
  • Em seguida, clique na opção “Consultar”;
  • Após este procedimento, será solicitado e o seu CPF, após inseri-lo, basta clicar em “Consultar”;
  • Se houver alguma linha vinculada ao seu CPF, a confirmação será exibida na tela. 

Saiba mais: Verdade ou mito: colocar o CPF na nota pode me deixar MILIONÁRIO?

Como um CPF pode ser cancelado?

Ter o CPF cancelado é algo que só ocorre em situações muito específicas. Por exemplo, isso ocorre quando há duplicidade no cadastro, que é quando o mesmo número registra duas pessoas diferentes por erro ou então uma só pessoa recebe dois números distintos.

Antigamente, isso acontecia muito comumente com pessoas que se casavam, já que, quando recebiam o nome do cônjuge, acabam recebendo outro número de CPF. Hoje em dia isso não acontece mais e o documento é intransferível e individual. Caso ocorra algum erro do gênero, é bom entrar em contato com a Receita Federal.

Razões para bloqueio do CPF

O seu CPF também pode acabar sendo bloqueado devido a alguns motivos específicos, o que faz com que você acabe enfrentando problemas com a Receita Federal. Confira:

  • Depois que uma pessoa morre, o CPF que a representa é cancelado;
  • Em caso de inconsistências no cadastro, o CPF também vai ser bloqueado;
  • Caso você fique algumas vezes sem votar nas eleições, nem mesmo justificando, pode perder o documento;
  • O mesmo vale para aqueles que não cumprirem as obrigações com a Receita Federal, em relação aos impostos;
  • Por último, não pagar as contas em dia, ficando em situação de inadimplência, também causa o bloqueio ou cancelamento do documento.

Por que não posso oferecer meu CPF em farmácias?

Você provavelmente já deve ter percebido que, ao comprar em farmácias, automaticamente os atendentes perguntam seu CPF para oferecerem descontos, certo? Acontece que isso nada mais é do que uma estratégia para auxiliar conglomerados de planos de saúde.

Em suma, quando os planos têm acesso aos remédios que você compra, fica fácil para eles entenderem quais suas necessidades m relação à saúde e, com isso, eles passam a oferecer planos específicos para o seu caso, adicionando um valor específico a pagar.

O mesmo ocorre com pessoas que eles julgam apenas gerarem “gastos”: quando você, que não tem um plano, pretende contratar algum que não vai valer à pena para eles, através do cruzamento de dados eles conseguem te convencer a pegar planos mais baratos (que podem não suprir suas necessidades) para que não tenham muitos gastos.