5 tipos de sites que você nunca deve acessar; estes endereços são usados para roubar dados, aplicar golpes e mais!

Muitos sites imitam outros conhecidos para enganar e roubar os usuários da internet. Confira!

Você sabia que a internet pode ser uma zona de perigo para quem não sabe usá-la? É preciso ficar atento aos golpes que costumam enviar por aplicativos de mensagens e também aqueles que surgem como sites maliciosos. Há muitas plataformas com cara de serem confiáveis, mas que não são.

Por isso, fique atento ao que você acessa para não cair em armadilhas. Isso pode te levar a cair em diversas fraudes. Para você ter cuidado, separamos seis sites perigosos.

Sites que você precisa ficar atento para não cair em golpes./Imagem: Agência Brasil/Marcello Casal

Sites que você deve ter cuidado

1-Sites de e-commerces falsos

Há muitas páginas na rede mundial de computadores que parecem até com aquelas que você costuma comprar produtos online, mas, na verdade, elas são falsas. Criminosos conseguem replicar fielmente o visual de e-commerces oficiais e se o usuário não presta atenção, cai no golpe. Esses sites falsos são desenvolvidos com a única intenção de roubar informações bancárias dos consumidores. Por isso, a melhor maneira de não ser enganado é conferindo ir a URL da página com muita atenção antes de efetuar uma compra. Fique atento a letras duplicadas ou com erros ortográficos. Essas são as principais características dos sites falsos.

Veja também: Golpes com o CPF: 5 coisas que todo o brasileiro faz e pode facilitar a vida de golpistas

2-Sites que simulam “clickbait”

O sites ClickBait são conhecidos como caça-cliques. Essas páginas costumam atrair a atenção do internauta com conteúdos extravagantes e sensacionalistas. Seu objetivo é ter o máximo de acessos possível para o endereço. Tenha cuidado.

3-Sites com URLs estranhas

Nada de sair clicando em tudo quanto é endereço de sites e aplicativos que enviam para o seu Whatasapp, e-mail ou SMS. Pode ser golpe. Fique atento às URLs dos sites e caso perceba algo estranho, o melhor é não acessar. Domínios pouco usuais ou com erros de grafia ou qualquer outra coisa estranha podem ser um terreno fértil para golpes ou vírus. Na verdade, foram criados com a intenção fraudulenta. Fique atento aos sites criados em plataformas como Wix e outras que são gratuitas.

4-Sites de fake news:

Outro que devemos ter é com site fake. Há muitos sendo propagados com informações falsas, porque oferecem perigos à segurança de quem o acessa. Por serem fáceis de viralizar nas redes sociais, os sites feitos são desenvolvidos com a intenção de esconder vírus, malwares e links maliciosos.

5-Sites de downloads de arquivos

O que mais você pode encontrar na internet são páginas que oferecem conteúdos para baixar gratuitamente, como filmes, músicas, séries e jogos. Cuidado, porque esses arquivos podem estar infectados com vírus.

É sempre importante ficar atento à internet. Sempre haverá um criminoso querendo ter acesso aos seus dados.

Veja também: Como evitar golpes com NFTs: Dicas para não cair em cilada