Como evitar golpes com NFTs: Dicas para não cair em cilada

Proteger-se contra os golpes é de primordial importância para não perder os seus investimento em NFT

Até pouco tempo atrás, poucas eram as pessoas que tinham conhecimento dos NFTs, porém este panorama  é totalmente diferente nos dias atuais, já que é comum vermos familiares, amigos, colegas de trabalho, influenciadores do YouTube, criadores do TikTok e até mesmo a mídia convencional falar sobre.

Um pequeno mercado e nicho que teve em vendas totais no ano passado o valor inferior a US $ 70 milhões e que no terceiro trimestre alcançou a marca de US$ 10,7 bilhões. Não é à toa que muitos querem entrar neste mundo para ganhar dinheiro.

Como evitar golpes com NFTs Dicas para não cair em cilada
Como evitar golpes com NFTs Dicas para não cair em cilada – Pixabay/Nickyandell72

NFT – Cuidado com os golpes

Comprar um NFT é bem diferente que uma compra comum na internet.

É um complexo processo com muitas etapas e cada uma apresentando desafios próprios, abrindo assim, uma oportunidade para tirarem o seu suado dinheiro por meio de um golpe.

Ao comprar online, é comum comprarmos em uma loja que passa confiança e que utiliza um serviço de processamento de pagamentos confiável. Esse processador de pagamento realiza a coleta das informações do comerciante, incluindo identidades governamentais e registro comercial.

Além disso, o processo é reversível, se necessário for, poderá devolver o produto ao comerciante ou se não receber o produto, é só entrar em contato com o processador de pagamento para que possa ser realizada a reversão da compra.

Porém, o mesmo não acontece com o NFT pois não há recursos, suporte e ninguém para entrar em contato.  Com isso, você estará assumindo todo o risco.

Veja também: 5 Jogos NFT que prometem estourar em 2022: Vale a pena o investimento?

Como evitar golpes com NFTs: Dicas para não cair em cilada

Proteger-se contra os golpes é de primordial importância para não perder os seus investimento em NFT.

Abaixo, listamos algumas dicas fundamentais de proteção.

Controle o seu fluxo na caixa de e-mails:

Tenha cuidado com a sua caixa de e-mails.  Somente autorize que e-mails selecionados apareçam na sua caixa de entrada, os demais, que fiquem no spam.

Assim, a tendência de cair em uma armadilha acessando um e-mail fraudulento será bem menor.

Limite sua exposição:

Evite o máximo de exposição e uma dica é não participar de comunidades Discord ou Telegram.  O motivo é que existem bots que inundarão você com várias mensagens de lançamento.

Mas, se você participa ativamente de uma comunidade Discord, o ideal seria desativar a capacidade das pessoas mandarem mensagens diretas.  Essa desativação pode ser feita na seção de privacidade.

Verificar e verificar novamente:

Um dica importante é verificar as contas de mídia social da equipe fundadora, o site e a presença online.

Ao receber uma mensagem na caixa de entrada no Telegram ou no Discord,  evite clicar em qualquer link.  Ao invés de clicar, acesse o Google e faça uma pesquisa do site oficial do projeto, faça a verificação das mídias sociais da equipe fundadora e veja, se realmente, há alguma promoção especial, desconto ou qualquer venda.

Além disso, mesmo que a mensagem diga que é um lançamento secreto e que você não deveria contar a ninguém, é bem improvável que o projeto NFT faça um lançamento e não coloque qualquer informação no site e divulgue a notícia.

Para os novos projetos, o ideal é enviar a quitação para o endereço do contrato inteligente do projeto. Você pode verificar esse endereço usando um explorador de blockchain.

NFT´s são pedaços de código que vivem em uma blockchain e ao usar o explorador de blockchain encontrará as informações que precisa sobre um projeto NFT.

Os principais exploradores são:  Blockhair.com; Etherscan.io e Blckchain.info.

Caso você não tenha certeza se um projeto determinado é ou não uma farsa, a sugestão é entrar em contato com a comunidade e perguntar.

Veja também: Pegaxy: Jogo NFT gratuito com ganhos de R$1.100? É possível?