Golpes com o CPF: 5 coisas que todo o brasileiro faz e pode facilitar a vida de golpistas

Golpes com o CPF: Veja 5 atitudes que você deve evitar para não cair em esquemas de golpistas. Tome cuidado!

Atualmente, o número do CPF é uma das informações mais visadas por golpistas virtuais, que usam dados de brasileiros para a abertura de contas, pedidos de empréstimo, extorsão e muito mais. Todos os dias, milhares de pessoas são visadas por quadrilhas que atuam no Brasil inteiro, e utilizam uma extensa gama de estratégias para roubar dados.

Sendo assim, como evitar cair em golpes com o CPF? Existem várias atitudes que devem ser evitadas – e muitas delas, são extremamente comuns no Brasil. Listamos abaixo as 5 coisas que todo brasileiro faz e que podem facilitar (e muito) a vida dos golpistas. Confira e tome cuidado!

Golpes com o CPF
Imagem: Divulgação

Golpes com o CPF acontecem com quem não guarda os documentos em lugares seguros

A primeira dica para quem não quer cair em golpes com o CPF, é sempre manter os documentos em locais seguros. Uma boa dica é guardar todos os documentos que possuem o CPF (como RG e carteira de motorista) em uma parte fechada da carteira. Além disso, é importante prestar atenção na hora de retirar os documentos da carteira, evitando derrubá-los no chão. Finalmente, os brasileiros também devem tomar cuidado na hora de descartar documentos por correspondências.

Veja também:  Consulta do Serasa 2022: Aplicativo permite acompanhar pontuação do CPF em tempo real

Informar o CPF em compras presenciais

Muitos supermercados, farmácias e outros estabelecimentos, exigem o CPF para a produção de notas fiscais, ou para disponibilizar promoções e descontos para os clientes. Se você precisa informar seu CPF em compras presenciais, não diga o número em voz alta. Afinal de contas, golpistas estão em todos os lugares, e se alguém escutar a sequência, pode utilizá-la posteriormente.

Golpes com o CPF na internet

É importante citar que instituições bancárias e outras prestadoras de serviço nunca exigem o número do CPF por contatos por e-mail ou telefone. Os bancos já têm essas informações, e não precisam pedí-las novamente. Por isso, se você receber um e-mail ou telefonema pedindo esses dados, desligue na hora e denuncie o número. Ao informar o CPF em aplicativos e compras virtuais, também é recomendado verificar o nível de segurança de cada site.

Informar o CPF em jogos online

Uma boa recomendação para os brasileiros é nunca informar o CPF em jogos online, quizzes, sites de pesquisa e consulta. Se você deseja consultar seu nível de crédito, por exemplo, dê preferência a sites conhecidos e de reputação comprovada, como o do Serasa ou Receita Federal. Caso um site peça para inserir o CPF para receber um prêmio, por exemplo, não confie.

Veja também:  Não há benefício para este CPF: Erro comum no Auxílio Brasil deixa beneficiários preocupados; O que significa? Tem como resolver?

Golpes com o CPF pelo WhatsApp

Outra estratégia bastante utilizada por golpistas é o envio de links no WhatsApp. Se você receber qualquer mensagem sobre promoções chamativas ou oportunidades milagrosas de ganhar dinheiro, desconfie na hora. E acima de tudo, nunca informe seu CPF em mensagens do tipo ou em formulários a serem preenchidos na internet. Todo cuidado é pouco!