Você sabia que o seu WhatsApp pode estar sendo ESPIONADO? Veja como proteger sua conta

WhatsApp pode ser protegido dessa forma; confira!

O WhatsApp é, sem dúvidas, um dos aplicativos que os brasileiros mais usam hoje em dia. Isso porque, por meio da aplicação, os cidadãos podem conseguir enviar mensagens de texto, de voz, trocar imagens, vídeos, fazer chamadas de vídeo ou de voz, dentre outras ferramentas. Tudo isso de forma instantânea e utilizando a Internet. Além disso, várias empresas também fazem uso do aplicativo atualmente como uma plataforma de comunicação com os seus clientes ou potenciais clientes.

No entanto, o que muitas pessoas podem não saber é que a conta do WhatsApp pode acabar sendo ‘espionada’. Em outras palavras, isso quer dizer que as conversas podem acabar sendo vistas por outras pessoas sem autorização. É importante destacar que o WhatsApp conta com uma boa proteção com relação a isso, e em atualizações novas medidas que favoreçam a segurança dos usuários são sempre tomadas. Como é o caso, por exemplo, da criptografia das mensagens, por exemplo.

Você sabia que o seu WhatsApp pode estar sendo ESPIONADO? Veja como proteger sua conta
Saiba como proteger seu WhatsApp / Imagem: Divulgação

WhatsApp pode ser ‘espionado’?

Antes de mais nada, o WhatsApp conta com a possibilidade de verificação em duas etapas, o que pode favorecer ainda mais a segurança do aplicativo para os usuários. Por conta disso, recomenda-se que os usuários habilitem essa função para usar o aplicativo com mais tranquilidade.

Quando ao fato da conta do WhatsApp poder ser ‘espionada’, isso pode acontecer em algumas situações. Por exemplo, quando a pessoa utiliza um computador que não seja de uso pessoal e deixa a sua conta do WhatsApp aberta nele. Neste caso, a próxima pessoa que pegar o computador poderá ter acesso às conversas disponíveis ali.

Além disso, outra questão é em redes públicas de Internet que não podem garantir a segurança do acesso a redes sociais e outros sites, sejam eles quais for.

Veja também: Como impedir que desconhecidos adicionem você a grupos do WhatsApp? Confira passo a passo

O que fazer?

Caso você deseje verificar se tem alguém além de você tendo acesso as suas conversas, é possível tomar algumas atitudes para se certificar disso. A primeira delas é verificar se a mensagem de uma pessoa aparece como ‘lida’ antes mesmo que você tenha a chance de abrir a conversa no seu aparelho. Isso porque se a conversa não está aberta no seu dispositivo mas a mensagem já apresenta o traço de lida, é porque a conversa está aberta em outro local.

Para verificar se tem algum outro aparelho com acesso a sua conta, acesse as configurações do aplicativo e toque na opção “aparelhos conectados”. Caso apareça algum que você não conheça ou ache estranho, e queira desabilitar, o acesso, é possível fazer isso. Basta tocar na opção “desconectar”. Dessa maneira, o aplicativo será desconectado daqueles aparelhos que foram desabilitados.

Ainda, vale lembrar que o WhatsApp define um aparelho como ‘conexão oficial’, ou seja, cujo registro veio primeiro do que os demais.

Aplicativo deixa de funcionar em celulares?

De tempos em tempos, a atualização do sistema dos aparelhos celulares pode não dar conta de baixar uma nova versão do WhatsApp. Por conta disso, como não é possível atualizar o aplicativo, ele pode deixar de funcionar nos aparelhos em questão. De acordo com uma lista divulgada recentemente, no fim do mês vários modelos de celulares deixarão de ter suporte, devido ao sistema, de continuar atualizando o WhatsApp.

Dentre eles estão os modelos Samsung Galaxy Xcover 2, LG Optimus L2 II, Sony Xperia M, Huawei Ascend G740, LG Lucid 2 e Samsung Galaxy S3 mini.

Veja também: Whatsapp já tem a opção de ocultar o status online para alguns usuários; veja quem tem acesso