Com a chegada da Black Friday, brasileiros buscam formas de viajar pagando menos; tem como usar o FGTS?

Se você é daqueles brasileiros que decidiram viajar de última hora e está buscando economizar ao máximo, veja se o FGTS pode ajudar nessa tarefa

Viajar é uma das experiências mais enriquecedoras, mas os custos envolvidos podem dificultar o planejamento para muitas pessoas. Por isso, encontrar formas acessíveis de financiar essas aventuras se tornou uma prioridade para diversos brasileiros que sonham em conhecer novos lugares.

Em geral, novas parcerias entre empresas e instituições financeiras vêm ajudando a tornar o turismo mais viável no país. Recentemente, uma iniciativa inovadora trouxe uma solução prática e inesperada para quem deseja explorar o mundo sem comprometer o orçamento do mês.

Ao utilizar recursos já disponíveis para os trabalhadores, a proposta promete revolucionar a forma como as pessoas organizam suas viagens. Por meio de ferramentas já conhecidas no mercado financeiro, essa possibilidade une acessibilidade e praticidade, abrindo portas para quem nunca viajou de avião.

Com a chegada da Black Friday, brasileiros buscam formas de viajar pagando menos; tem como usar o FGTS?
FGTS pode dar uma “mãozinha” para quem nunca viajou de avião e vai sair de férias em dezembro! Foto: Reprodução / Pixabay

Compra de passagens aéreas com o FGTS: como funciona?

Sabendo de todas as vantagens do FGTS, uma parceria entre a Azul Linhas Aéreas e o Banco Digio introduziu uma alternativa interessante: usar o saldo do Fundo, via Saque-Aniversário, para adquirir passagens aéreas.

A proposta permite que trabalhadores que atuam pelo regime CLT utilizem parte do fundo acumulado de forma planejada para realizar seus sonhos de viagem. Aposto que você nunca pensou que viajar pudesse ser algo tão próximo!

Para aderir, é necessário optar pelo saque-aniversário no aplicativo oficial do FGTS. Lembre-se de que este sistema permite a retirada de uma parcela do saldo uma vez ao ano. Ademais, você abre mão por pelo menos 2 anos do saque-rescisão em caso de demissão sem justa causa.

Seja como for, depois de habilitado o saque-aniversário, o trabalhador deve autorizar o Banco Digio a acessar o saldo disponível. Em seguida, a instituição responsável pela análise é a Caixa Econômica Federal, que costuma liberar o resultado em até 24h.

Caso aprovado, o saldo do FGTS pode ser usado diretamente na compra de passagens pela Azul. Se a solicitação não for aceita, ainda há a possibilidade de pagar utilizando outras formas, como Pix ou cartão de crédito, o que dá mais flexibilidade ao processo.

Saiba mais: Grupo de brasileiros com DIREITO benefício EXTRA por cuidar da natureza

Outras possibilidades disponíveis para trabalhadores CLT

Além da Azul, a agência de viagens CVC também aderiu à ideia e permite o uso do FGTS para pacotes completos, incluindo transporte, hospedagem e experiências turísticas.

A agência oferece a antecipação de até três parcelas do saque-aniversário, aplicando uma taxa de juros. Embora seja uma opção prática, é importante considerar os custos que podem surgir.

Antes de tomar essa decisão, recomendamos avaliar suas condições financeiras e comparar o custo-benefício dessa modalidade. Afinal, a antecipação dos valores pode dobrar o custo em poucos anos, o que exige um planejamento cuidadoso para evitar dificuldades futuras.

Enquanto isso, para verificar o saldo do FGTS e aderir ao saque-aniversário, basta acessar o aplicativo oficial, cadastrar-se com as informações solicitadas e consultar o valor disponível. Seguindo esses passos, os trabalhadores podem decidir se essa é a melhor alternativa para realizar seus planos de viagem.

Em suma, essa nova forma de utilizar o FGTS facilita bastante a vida de quem deseja explorar o turismo no final de 2024. No entanto, ter um planejamento financeiro é fundamental para que a experiência seja positiva e traga apenas bons resultados.

Veja também: Você iria para lá? País mais feliz do mundo enfrenta falta de mão de obra e busca profissionais NESTAS áreas