Valores ESQUECIDOS poderão ser sacados SOMENTE até dezembro; não perca a chance!

Milhares de trabalhadores ainda podem sacar recursos do abono PIS/Pasep referentes a 2019. Saiba como fazer, o prazo está se esgotando.

No começo do ano foi dado um prazo para solicitação e resgate de títulos esquecidos em bancos e instituições financeiras para a 2ª turma instituída pelo Banco Central. Ou seja, pessoas nascidas e empresas criadas entre 1968 e 1983. Esses cidadãos teriam até o dia 18 de março para fazer suas solicitações no Sistema de Valores a Receber (SVR). Para quem perdesse o prazo, haveria uma outra data, marcada para 19 de março.

Além disso, o Banco Central estipulou uma data de saque geral para quem faltasse aos respectivos períodos. O resgate pode ser solicitado a partir de 28 de março. Segundo o Banco Central, mesmo que o cidadão não consultasse ou solicitasse o resgate do saldo existente em todas as datas, o valor a receber continuaria sendo mantido. Pois bem, mas será que são apenas esses valores os esquecidos pelos brasileiros nos bancos? Não, existem outros!

Valores ESQUECIDOS poderão ser sacados SOMENTE até dezembro; não perca a chance!
Não se perca no prazo! – Foto: Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Valores esquecidos de outra natureza estão para sumir

Acima de tudo, o prazo final para que milhares de trabalhadores e trabalhadoras formais e servidores públicos retirem seus valores esquecidos de até, no máximo, um salário mínimo, termina no fim de dezembro. Ao mesmo tempo, os valores referentes ao abono salarial PIS/Pasep não resgatado do ano de 2019 estão reservados a quem não sacou o dinheiro na época correta.

O abono salarial é um direito adquirido dos trabalhadores brasileiros há décadas. Faz parte da antiga legislação trabalhista brasileira e não foi retirado. Está no escopo dos benefícios criados para auxiliar os brasileiros que atuam formalmente com carteira assinada e cumprem algumas exigências. A Caixa Econômica Federal é o único banco responsável pelo repasse do PIS. Já quando falamos de Banco do Brasil falamos necessariamente do Pasep.

Em cada rodada de pagamento, o trabalhador pode sacar até um salário mínimo em vigência (nos dias de hoje R$ 1.212). Isso é de acordo com o tempo que se trabalhou no ano considerado para cálculo. A quantia equivale a 1/12 do piso nacional por mês em que se atuou. Isso significa, com efeito, que o trabalhador que trabalhou o ano todo recebe o valor total.

Veja também: SAQUE até R$ 4,5 MIL de forma imediata: aplicativo da Caixa empresta DINHEIRO para brasileiros

Abono ‘esquecido’

Conforme informações do Ministério do Trabalho e Previdência, cerca de 320 mil pessoas todavia não retiraram os recursos do benefício. No caso, os com ano-base 2019 até o mês de abril passado. Dessa forma, antes de tudo de certo o governo deu mais uma chance e no começo deste ano iniciou a receber pedidos de devolução do crédito.

Para receber o abono, com toda a certeza é obrigatório ter ao menos 30 dias de atuação profissional que se comprove (consecutivos ou não) naquele ano. E mais: recebendo dois salários mínimos por mês em média. Também é necessário ter inscrição no PIS/Pasep que se comprove há pelo menos cinco anos, bem como estar com o registro documental correto na RAIS ou e-Social.

Antes de mais nada, primeiramente todos os que atingem o cumprimento de todos os requisitos podem solicitar a retirada do benefício até o dia 29 de dezembro. Ou, todavia, como resultado esperar uma nova liberação no futuro, algo que pode ocorrer ou não.

Para fazer o pedido basta ir a unidades regionais do Ministério do Trabalho, mediante apresentação de documento com foto; ou então mandar um e-mail para trabalho.uf@economia.gov.br, trocando as letras “uf” pela sigla do estado onde mora a fim de facilitar.

A saber: para qualquer consulta ás informações do abono salarial está disponível o aplicativo Carteira de Trabalho Digital e também o telefone da Central Alô Trabalho, no número 158. Em conclusão, para baixar o aplicativo da Carteira de Trabalho basta entrar na loja de aplicativos do seu celular.

Veja também: CAIXA vai devolver dinheiro para beneficiários do Auxílio Brasil: saiba se você poderá sacar!