CAIXA vai devolver dinheiro para beneficiários do Auxílio Brasil: saiba se você poderá sacar!

Percebeu algum desconto estranho na sua parcela do Auxílio Brasil para este mês de Novembro? Veja o que isso pode significar.

0

A Caixa Econômica Federal (CEF) esclareceu dois dos erros encontrados pelos segurados do Auxílio Brasil no Empréstimo Consignado feito pelo Banco.

O primeiro diz respeito à data de débito da 1ª parcela de pagamento do crédito, inicialmente prevista para Dezembro. A 2ª está relacionada a um débito indevido na conta dos beneficiários que sequer contrataram o empréstimo no banco.

Segurados do Auxílio Brasil passaram a se queixar do aviso de débito da 1ª parcela do empréstimo consignado. O fato começou quando a CEF notificou que esse pagamento deveria ser feito neste mês de Novembro.

Quando afirmado o contrato em Outubro, os beneficiários visualizaram no contrato a data de vencimento da 1ª parcela para o mês de Dezembro. A seguir, saiba mais sobre!

Entenda o motivo. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br).

Erro no crédito Consignado do Auxílio Brasil na Caixa

Em síntese, no campo “1ª parcela” do contrato, a informação era de que o pagamento deveria acontecer em 7 de Dezembro. Esta foi, na verdade, uma falha de comunicação do Vanco, já que a data de vencimento apresentada faz referência ao período em que o valor deve ser repassado entre o Ministério da Cidadania e a Caixa Econômica.

Por conta disso, na última quinta-feira (10), a estatal publicou uma nota informando que uma mensagem deve chegar até os segurados do Auxílio Brasil por meio do App Caixa Tem. Nela, haverá a seguinte informação:

“A sua parcela do empréstimo é debitada automaticamente a partir do primeiro benefício a ser recebido após a contratação. A data de 07/12 que aparece no extrato do contrato é o prazo para que a Caixa receba o valor do Ministério da Cidadania.”

Saiba mais: Auxílio-gás tem ÚLTIMA parcela: quem poderá sacar R$ 112,00?  

Débito da 1ª parcela do Consignado: afinal, quando irá acontecer?

Diante do erro, a Caixa informa que o 1° pagamento do Empréstimo Consignado para segurados do Auxílio Brasil acontece no mês seguinte a liberação do crédito.

Além disso, a estatal também informou que aqueles que contrataram o produto entre 10 de outubro e 1° de novembro terão o 1° débito em conta neste mês.

Ainda, quem contratou o empréstimo a partir de 2 de Novembro terá o 1° desconto em Dezembro, e assim por diante.

Qualquer dúvida, basta entrar em contato com a Caixa por meio do atendimento presencial em uma agência, ou ligando para o telefone 111.

Segurados vão receber devolução

Uma outra situação que também chamou atenção sobre o Consignado da Caixa Econômica para o Auxílio Brasil. Pois, alguns beneficiários do programa que não solicitaram o empréstimo alegaram que estão com um aviso de débito em conta programado para Novembro.

Neste caso, o Banco irá ressarcir os beneficiários, sem afetar o valor do seu benefício.

Portanto, os que perceberem o aviso de débito sem que tenham crédito, devem ligar para o telefone 121, de atendimento do Ministério da Cidadania.

Em seguida, após informar os dados pessoais, o cidadão vai conseguir verificar o Banco onde o contrato foi feito e solicitar o ressarcimento. Sendo assim, acompanhe os detalhes da sua parcela em www.caixa.gov.br/caixatem.

Saiba mais: Descontos estranhos nas parcelas do Auxílio Brasil? Veja o que fazer!