URGENTE: se você já possui CNH, fique atento a este comunicado

Os condutores brasileiros devem ter uma enorme atenção quando o assunto é a regularização da CNH, tendo em vista o risco de sofrer diversas penalidades voltadas ao documento.

Quem nunca pensou em tirar uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação)? O documento é extremamente popular entre os cidadãos do mundo inteiro, incluindo os brasileiros, em razão das diversas facilidades propostas para quem tem uma CNH.

Melhor dizendo, a CNH é o documento responsável por condicionar os cidadãos à condução em plena regularidade com a lei. Assim sendo, tendo em vista as diversas facilidades propostas para quem está apto á condução, o maior desejo de grande parte dos cidadãos é tirar o documento o quanto antes.

Neste sentido, mesmo após tirar a CNH, os condutores brasileiros devem ter enorme atenção quanto às normas que implicam a vigência do documento. Isso porque, a irregularidade pode ter graves consequências.

CNH
Comunicado para os condutores / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Comunicado para quem possui uma CNH

Assim como mencionado no tópico anterior, ter uma CNH significa contar com diversas responsabilidades. Isto é, além de ter tamanha atenção do trânsito, respeitar as leis e as normas vigentes no Brasil, o motorista ainda precisa atentar-se à vigência do documento.

Melhor dizendo, a CNH conta com um prazo de validade. Ou seja, o documento, quando vencido, deve ser imediatamente trocado. Isso porque, andar com o documento vencido pode ocasionar em diversos problemas para o condutor, incluindo uma infração com uma enorme multa.

De forma mais clara, a CNH vencida pode resultar em uma multa no valor de R$ R$293,47 e 7 pontos na habilitação. Essa pontuação, quando somada, pode resultar na suspensão da CNH. Além disso, em casos mais graves, o condutor pode ter a CNH definitivamente suspensa.

Assim sendo, de acordo com as normas do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), os condutores podem contar com um novo prazo para renovar a habilitação. Isto é, antes, a validade da habilitação contava com prazos diferentes, agora, a data segue uma variação que considera a idade do condutor responsável pelo documento.

Veja também: QUANDO é possível PERDER a CNH por causa de dívidas não pagas? Tire suas dúvidas!

Confira os novos prazos

Conseguinte às informações apresentadas anteriormente, é necessário ressaltar que os novos prazos de renovação da CNH já estão em vigor. Ou seja,  os condutores brasileiros já podem considerar o novo prazo vigente. Atualmente, a validade da CNH varia entre:

  • Validade de 10 anos – para motoristas de até 50 anos;
  • Validade de 5 anos – para motoristas de 50 a 69 anos;
  • Validade de 2 anos – pada motoristas acima de 70 anos.

Além disso, outro ponto extremamente pertinente está voltado para os condutores que precisam, indispensavelmente, renovar a CNH nesse ano de 2023. De acordo com o calendário disposto, devem renovar a CNH os motorista que contarem com:

  • CNH vencida em julho de 2022: até 31 de março de 2023;
  • CNH em agosto de 2022: até 30 de abril de 2023;
  • CNH em setembro de 2022: até 31 de maio 2023;
  • CNH em outubro de 2022: até 30 de junho de 2023;
  • CNH em novembro de 2022: até 31 de julho de 2023;
  • CNH em dezembro de 2022: até 31 de agosto de 2023.

Por fim, aqueles que tiverem com a CNH vencida podem dirigir normalmente pelo período máximo de 30 dias sem que as penalidades sejam aplicadas. Esse prazo é dado justamente em razão da oferta de um “tempo” para que os motoristas possam renovar o documento.

Veja também: Mudança na PONTUAÇÃO da CNH: atente-se aos detalhes evite perder o documento