URGENTE! INSS aperta o cerco e CORTA milhares de benefícios: entenda o que está acontecendo

INSS passará um pente fino e reduzirá a quantidade de beneficiários da previdência.

O INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) é uma instituição governamental de extrema importância para o país, garantindo diversos benefícios e direitos para a população contribuinte e não contribuinte. É um meio de segurança fundamental para o povo na sociedade de hoje. Estes benefícios são divididos entre previdenciários e assistenciais e cada um possui o seu critério de participação.

Infelizmente, ou felizmente, com o passar dos anos o governo promove mudanças nos serviços do instituto e até mesmo cortes de recursos para os beneficiados acontecem.

Confira a seguir os últimos cortes que aconteceram em 2023. Cerca de R$ 20 bilhões de redução no orçamento devido ao pente fino passado nos casos de erro e fraude.

URGENTE! INSS aperta o cerco e CORTA milhares de benefícios: entenda o que está acontecendo
Alvos do pente fino do INSS Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Veja como se deu este pente fino

A ideia surgiu através do secretário de orçamento federal, Paulo Bijos. Esta revisão das concessões dos benefícios podem gerar uma economia de R$ 20 bilhões ao governo! Porém, alguns especialistas afirmam pensar diferente de Bijos, por exemplo, Vilma Pinto, diretora do Instituto Fiscal Independente (FI), que diz não está tão otimista com a ideia sendo necessário ainda considerar a Reforma Previdenciária que aconteceu recentemente no país e embora acredite que possa gerar um resultado positivo, o esperado não é de tamanho potencial.

Luís Eduardo Afonso, professor de previdência, por sua vez, mostra-se preocupado quanto ao sistema operacional do INSS e a quantidade de perícias médicas que precisariam ser refeitas. Não se sabe ao certo se o instituto terá condições para isso.

Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, equilibrando a situação, diz que tal ação está sendo bem estruturada para acontecer, porém ainda não tem uma data prevista para isso.

Veja também: O novo PENTE-FINO do INSS pode ter VOCÊ como ALVO; cuidado para não perder o benefício!

Alvos prováveis e improváveis do pente fino

Os alvos na mira do INSS poderão ser as pessoas cadastradas na previdência social que não possuem seus dados completos no sistema. Se você recebe o benefício por incapacidade temporária, mas ainda não realizou a perícia médica, também é possível que você seja um alvo a ser analisado. Aqueles também que possuem algum auxílio previdenciário, trabalhista, tributário ou assistencial, podem ser revisados também.

Além disso, pessoas beneficiárias com o BPC precisam manter seu cadastro atualizado dentro do espaço de tempo de 2 anos. Se a sua atualização estiver atrasada o seu cadastro pode ir para análise.

Evite faltar no dia agendado para a comparecer ao INSS, isso poderá, com certeza, resultar na suspensão do seu benefício.

Aqueles que estarão livres dessa preocupação são os beneficiados, de 55 anos de idade ou mais, da aposentadoria por invalidez, já recebendo o recurso a mais de 15 anos.

Se você foi chamado para comparecer ao INSS é importante levar consigo o CPF e RG originais, comprovante de residência, laudos médicos que comprovem a veracidade do seu problema e confirmem a necessidade do benefício e os exames já realizados.

O agendamento pode ser feito pelo portal do Meu INSS.

Salve-se dos atrasos nos horários no dia agendado.

Veja também: INSS acaba de confirmar novo pente-fino: você pode ser AFETADO, confira