Trabalhadores brasileiros terão férias coletivas GERAL? Entenda a polêmica!

Montadoras instaladas no Brasil terão paralisação na produção nos próximos dias. Entenda a medida e descubra quais serão as fábricas afetadas.

Infelizmente, o cenário brasileiro para o mercado econômico não é o dos melhores e, por esta razão, diversas empresas aqui instaladas enfrentam um momento de desaceleração. Para se ter noção, pelo menos quatro montadoras anunciaram que darão férias coletivas aos seus trabalhadores entre os meses de março e abril em suas fábricas no Brasil.

As paralisações vão ocorrer nas seguintes unidades: General Motors, Hyundai, Volkswagen e Stellantis. A falta de componentes para produção não é o único motivo que embala esta realidade, as paradas pretendem adequar a produção  com a atual demanda.

Na prática, popularmente dizendo, as montadoras vão pisar no freio. A ideia, com isso, é evitar a formação de grandes estoques, motivados pelo atual cenário econômico brasileiro. Quer saber mais sobre o assunto? Então, siga a leitura.

Descubra se a medida irá atingir o seu trabalho. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br).

Montadoras brasileiras anunciam férias coletivas: entenda o motivo

Um dos motivos principais pelo momento de paralisação atual é a alta inflação. O aumento no preço dos carros, quem vem desde o final de 2020, tem sido sentido cada vez mais. Há pouco tempo, inclusive, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) informou que a demanda de comercialização de automóveis em 2023 realmente dava sinais de desaceleração.

Durante coletiva de imprensa em fevereiro, o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, explicou que, embora tenha ocorrido um aumento de quase 13% nas vendas em janeiro, a espera era por um crescimento maior. Na ocasião, Márcio alertou sobre a necessidade de redução da taxa de juros para que o setor volte a crescer como esperado.

Até aqui, como mencionado, ao menos quatro montadoras instaladas no Brasil já confirmaram férias coletivas a fim de adequar a produção e evitar a criação de estoque no país, sendo elas:

  • Volkswagen;
  • General Motors;
  • Hyundai; e
  • Stellantis.

Saiba também: 5 plataformas que reúnem empregos HOME OFFICE: trabalhe sem sair de casa 

Montadoras justificam as férias coletivas

Contatadas pelo g1, as empresas deram respostas para justificar a adoção da medida. Confira abaixo:

1. Volkswagen

De acordo com a montadora alemã, as férias coletivas serão dadas a pelo menos dois mil trabalhadores na fábrica de Taubaté (SP). Serão 10 dias, que começam a valer a partir da próxima segunda-feira (27).

Segundo a montadora, a medida tem como objetivo principal a manutenção da linha de produção da unidade instalada no interior paulista. Além disso, a decisão ainda foi impulsionada pela instabilidade na cadeira de fornecimento de componentes, como por exemplo, os semicondutores.

2. General Motors também anuncia férias coletivas

Outra fabricante que também irá adotar férias coletivas é a General Motors, instalada na região do Vale do Paraíba. Por lá, a medida chegará a atingir pelo menos três mil funcionários da unidade de São José dos Campos (SP) – quase 80% da área de produção – com início também marcado para o próximo dia 27.

Embora a empresa não tenha respondido aos questionamentos feitos pelo g1, o Sindicato dos Metalúrgicos da cidade explicou que o objetivo também é ajuste de estoque por conta da desaceleração do mercado e queda das vendas.

3. Hyundai

A multinacional sul-coreana informou que as férias concedidas a partir desta segunda-feira (20) ocorrerão até o dia 2 de abril. São aproximadamente 2 mil colaboradores afetados, decisão que influencia no funcionamento dos três turnos de produção e das equipes administrativas de sua fábrica de veículos localizada em Piracicaba (SP). Todavia, as operações da fábrica de motores, na mesma unidade, não estão incluídas, logo, seguirão sem interferências.

Segundo a empresa, a decisão visa principalmente adequar os volumes de produção para o mês de março. Além disso, a ideia também é evitar estoque e acompanhar dinâmica do mercado interno de veículos para o 1º trimestre. No mais, a Hyundai destaca que os volumes de produção programados para os outros meses do ano permanecem sem alterações.

4. Stellantis também anuncia férias coletivas

Por fim, a dona das marcas Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, informou que irá adotar férias na unidade Goiana (PE) a partir da quarta-feira (22). A medida, que seguirá até o dia 10 de abril, atinge um de três turnos de trabalhadores da fábrica.

Além disso, os demais turnos também serão afetados a partir do dia 27 de março. O retorno das atividades está previsto para o dia 6 de abril. Por fim, a justificativa dada pela multinacional diz que o objetivo também é ajustar o volume de produção à demanda disponível no momento.

Veja mais: Pacto da Inclusão Socioeconômica: entenda o projeto que pode DAR EMPREGOS para quem está no CadÚnico!