Tomei uma única MULTA e tive minha CNH SUSPENSA: Conheça as infrações mais comuns que levam à suspensão IMEDIATA

Muitos motoristas relatam ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa devido a uma única infração, mas o que muitos não sabem é que existem algumas penalidades que possibilitam que isso aconteça.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH), também popularmente conhecida como carteira ou carta de motorista, se caracteriza enquanto documento oficial que possibilita que os brasileiros estejam aptos a conduzir veículos automotores terrestres. Diante disso, o seu porte é obrigatório para o motorista de qualquer veículo deste tipo. 

A CNH ainda conta com os principais dados do cidadão, como o número dos seus principais documentos, fotografia recente e ainda algumas informações, como a necessidade de usar óculos ou lentes de grau na hora de conduzir um veículo, por exemplo. Devido a esses fatores, a carteira de motorista também pode ser usada como documento de identificação em todo o território nacional. 

Após cometer uma infração, os motoristas podem ter sua CNH suspensa. Portanto, confira a seguir quais são as penalidades mais comuns que podem levar o condutor a perder a sua carteira de habilitação de forma imediata!

Tomei uma única MULTA e tive minha CNH SUSPENSA
Imagem: Divulgação/Internet

A CNH fica suspensa por quanto tempo no caso de suspensão direta?

A penalidade de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), consiste na perda temporária do direito de dirigir. A suspensão pode ser aplicada mesmo que o condutor não tenha excedido o número máximo de pontos admissível no período de 12 meses. Dessa forma, a carteira de motorista pode ser retirada como forma de multa, o que acontece, por exemplo, quando o motorista comete certas infrações ou crimes que podem levar a suspensão direta. 

Vale ressaltar que a punição, nos casos de suspensão direta, pode variar entre dois a oito meses, ou de oito a dezoito meses caso ocorra reincidência. Ainda conforme enfatizado nos dados do Registro Nacional de Infrações (Renainf), em julho deste ano, foram registradas 6.803.472 autuações com notificações de penalidades ao redor de todo o Brasil. Dentre elas, cerca de 155 mil registros são referentes a infrações que levam a suspensão direta da CNH. 

Diante disso, caso o condutor venha a cometer somente uma dessas infrações, ele precisará cumprir a penalidade de suspensão do direito de dirigir. 

Confira também: PERDI minha CNH, posso EMITIR a segunda via gratuitamente? Confira o processo necessário

As infrações mais cometidas no Brasil que levam a suspensão da CNH 

Existem diversas infrações que podem levar a suspensão direta da CNH, são elas:

  • Transitar em velocidade maior que a máxima estabelecida para o local em mais de 50%;
  • Dirigir motocicleta, ciclomotor ou motoneta sem o uso do capacete de segurança com viseira ou óculos de proteção;
  • Se recusar a ser submetido a teste, perícia, exame clínico ou outro procedimento que possibilita certificar a influência de álcool ou outra substância psicoativa;
  • Conduzir motocicleta, ciclomotor ou motoneta transportando passageiro, sem utilizar capacete de segurança, como óculos de proteção ou viseira ou fora do assento suplementar que se encontra atrás do condutor;
  • Dirigir sob influência de álcool ou qualquer outra substância psicoativa;
  • Usar o veículo para demonstrar ou exibir manobra perigosa. 

Saiba mais: Renovação da CNH impedida? Entenda por que alguns brasileiros estão sendo impedidos de renovar a carteira