Saiba AGORA se você tem VALORES A RECEBER do INSS: mudança nos benefícios

Milhões de segurados do INSS podem passar por uma grande modificação no valor do benefício, a depender das regras de concessão de um novo adicional.

Como é de conhecimento geral, ser um segurado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) significa estar amparado por pagamentos que podem ou não ser contínuo, a depender dos cumprimentos das regras de concessão de cada um deles.

Neste sentido, normalmente, parte dos segurados que contam com pagamentos contínuos recebem apesar o equivalente ao piso do INSS. Atualmente, o pisso corresponde a R$ 1.320, que é o valor de base do salário mínimo, proposto pelo Governo Federal.

Contrariando esse ponto, milhões de segurados podem ter direito a um novo pagamento do INSS em breve. Na verdade, um novo adicional, que poderá incidir sobre o valor final dos benefícios, e melhor, de forma permanente. Ainda incerto sobre o que isso quer dizer? É hora de saber mais!

INSS
Regras de concessão do novo adicional / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Segurados do INSS podem ter novo aumento no valor do benefício, entenda

A partir dos dados informados pelo Instituto Nacional do Seguro Social, mais de 35 milhões de brasileiros recebem algum tipo de benefício por parte do instituto. Somente em janeiro de 2023, por exemplo, foram mais de R$621 milhões repassados em benefícios, segundo o Boletim Estatístico do Instituto.

Somados a esses recursos já repassados, o governo anuncia que os beneficiários poderão receber um valor extra, possibilitando uma renda maior do que o piso salarial previsto, de até um salário mínimo. De acordo com as informações divulgadas pelo Governo Federal, o valor do benefício poderá ter um acréscimo de até 25%, a depender de cada caso e desde que cumpra os pré-requisitos necessários.

Essa nova modalidade busca beneficiar os cidadãos que necessitam de cuidados extras de médicos e/ou assistência de cuidadores para realização de suas atividades básicas, como ir ao banheiro, cozinhar e/ou lavar uma roupa. Tais serviços demandam um esforço maior e que a depender da saúde, se torna necessário a contratação de um cuidador, terceiro especializado no caso clínico do paciente.

Veja também: Minha aposentadoria do INSS pode CAIR? Entenda quando o benefício pode ser REDUZIDO

Saiba como conseguir um aumento no benefício do INSS

Como exposto anteriormente e pouco divulgado entre a população, segundo a Lei 8.213/1991 e o art. 45 do Decreto 3.048/1999, beneficiários podem receber um aumento no valor do benefício recebido. A esses beneficiários, é necessário a comprovação da necessidade de cuidados extras diários, que permitirá um aumento de até 25% a mais do que o previamente estipulado.

Ou seja, o recurso extra recebido tem como objetivo cobrir gastos com cuidadores a beneficiários que possuem algum das doenças abaixo e é comprovado medicamente a necessidade da prestação do serviço:

  • Câncer em estágio avançado;
  • Cegueira total;
  • Paralisia irreversível e incapacitante;
  • Paralisia dos dois membros superiores ou inferiores;
  • Alteração de faculdades mentais com dificuldades no convívio social;
  • Doenças que forcem a permanência contínua sob um leito;
  • Incapacidade permanente para as atividades da vida diária, como cozinhar, se alimentar e tomar banho.

Assim, àqueles que se enquadrem em um dos casos acima, é necessário seguir os seguintes passos para adquirir o benefício extra:

  1. Determinar junto de um profissional da saúde, advogado e/ou avaliação médica do INSS se o cidadão é elegível para receber o benefício extra;
  2. Agendar uma perícia médica por meio do aplicativo Meu INSS, disponível para Androids e IOS.;
  3. Realização do exame de avaliação;
  4. Em caso de aprovado, o benefício é concedido automaticamente e o cidadão receberá 25% a mais do que o previamente estipulado.

Veja também: INSS confirma ANTECIPAÇÃO e beneficiários COMEMORAM MUITO!