Saque extraordinário do FGTS: prazo para resgatar o benefício se aproxima do fim

O dinheiro retorna para a conta no dia 15 de dezembro.

O Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço tem como objetivo proteger o trabalhador que foi demitido sem justa causa. Assim, os trabalhadores que possuem carteira assinada com CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) têm o valor de 8% do seu salário bruto depositados mensalmente pelos empregadores em uma conta vinculada a sua conta de trabalho. Além disso, o governo disponibiliza diversos benefícios para o FGTS com o objetivo de movimentar a economia, como o saque aniversário e o saque-extraordinário.

Dessa forma, o saque-extraordinário está disponível para ser resgatado até os próximos dias. Confira as datas a seguir.

Saque se aproxima do fim.Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

O que é o saque extraordinário

O benefício surgiu após a pandemia da Covid-19, quando o governo liberou saques do FGTS para ajudar na renda da população. Agora, o saque-extraordinário funciona de forma similar e permite que mais de 40 milhões de brasileiros que têm saldo em conta possam sacar um valor do fundo de garantia. Assim, cada segurado tem direito a retirar até R$ 1 mil. Ainda, caso o trabalhador não queira, não é obrigado a retirar o dinheiro do seu FGTS.

O trabalhador poderá sacar o valor permitido apenas uma vez e o dinheiro não será restituído para sua conta. Então, por isso, o Ministério da Economia estipulou o limite de saque para que a renda final do FGTS não seja comprometida.

O benefício está sendo retirado desde abril deste ano e as datas para o saque seguem o aniversário dos segurados. Agora, o saque está chegando ao fim e a última leva irá ocorrer até dezembro. Além disso, o dinheiro será disponibilizado na Conta Poupanca Digital da Caixa Econômica Federal de cada cidadão.

Veja mais: Ainda posso SACAR o FGTS em 2022? Confira os prazos e as modalidades de resgate do dinheiro

Saque extraordinário se aproxima do fim

O saque extraordinário estará disponível até o começo de dezembro deste ano. Após isso, o dinheiro retorna a conta do fundo de garantia com a devida correção. Ainda, alguns trabalhadores estão impedidos pela Caixa Econômica Federal de realizar o saque. Assim, para conseguir sacar o valor, o trabalhador deve resolver a questão antes do dinheiro ser disponibilizado em sua conta. Alguns dos motivos para que isso ocorra podem ser os seguintes:

  • Determinação judicial de bloqueio;
  • Dados preenchidos contendo algum erro;
  • Pedido do empregador pela devolução do valor recolhido;
  • Bloqueio para garantia de crédito de antecipação do saque aniversário.

Ainda, o cidadão pode consultar pela internet se tem direito ao saque ou não. Para isso, existem duas vias. Em primeiro lugar, é possível realizar a consulta a partir do site do FGTS (fgts.gov.br). Além de ser possível consultar se terá direito ao benefício, também pode verificar quando ele ficará disponível na Conta Poupança da Caixa. Ainda, é possível realizar a consulta através do aplicativo do FGTS, disponível para iOS e Android (bit.ly/3geAxnp). Através dos dois meios, o trabalhador também pode solicitar o retorno do valor para a conta FGTS, caso não deseje sacar o dinheiro.

Caso as duas vias pareçam complicadas, o cidadão pode ainda ir até uma agência da Caixa Econômica.

Confira também: ESTAS são as modalidades de saque do FGTS autorizadas até o final de 2022