Ainda posso SACAR o FGTS em 2022? Confira os prazos e as modalidades de resgate do dinheiro

Saque do FGTS poderá beneficiar alguns trabalhadores.

O FGTS, também conhecido como Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um direito de todos os trabalhadores do Brasil. De acordo com a CLT, os empregadores devem abrir uma conta para cada um dos seus funcionários. 

Nesse local, é necessário depositar o equivalente a 8% do da pessoa. Assim, o servidor tem direito de sacar essa quantia sempre que é despedido por justa causa. Outras situações também permitem o saque do valor.

Ainda posso SACAR o FGTS em 2022? Confira os prazos e as modalidades de resgate do dinheiro
FGTS oferece pagamento para trabalhadores – Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

FGTS dos trabalhadores 

Como uma maneira de auxiliar a população a conseguir receber uma parte do seu FGTS de maneira antecipada, o Governo Federal criou dois programas. Eles receberam o nome de saque-extraordinário e saque-aniversário. 

O primeiro deles é o mais simples. Os trabalhadores que possuem alguma quantia disponível no Fundo de Garantia, poderão solicitar o saque de, no máximo, R$ 1 mil. Assim, os repasses ocorreram durante este ano. 

Eles terminaram em junho, estando disponível para que todas as pessoas participassem da iniciativa. Porém, desde esse mês até agora, a situação financeira de muitas pessoas pode ter ficado comprometida por conta da instabilidade da inflação no real. 

Sendo assim, é possível que muitos brasileiros estejam interessados em conseguir essa quantia agora. Logo, muitos se questionam se ainda é possível ter acesso ao valor do saque-extraordinário.

Saiba mais: Como comprar a casa própria usando o FGTS que ainda NEM recebeu: confira!

Ainda posso sacar?

O que muitos funcionários não sabem, é que ainda é possível realizar o saque desse valor. A Caixa Econômica Federal comunica que o prazo para que os recursos sejam resgatados é o dia 15 de dezembro desde ano. Ainda existem cerca de 43,7 milhões de pessoas que não pegaram o valor.  

Vale lembrar que as pessoas que possuem menos de R$ 1 mil também podem sacar a quantia. Porém será disponibilizado apenas o que estiver no Fundo de Garantia e não mil reais. 

Outro ponto que deve ser observado é em relação ao saque-aniversário. Aqueles que tiverem aderido a esse modelo de pagamento, não poderão solicitar os valor. Também estão inclusos nesse grupo quem está com dados inconsistentes, tem pedidos de devolução ao empregador e também possui o fundo bloqueado pela justiça. 

Como solicitar 

Para ter acesso a quantia é bastante simples. Aqueles que ainda não sacaram podem realizar esse processo sem grande dificuldade e em alguns minutos. Vale lembrar que o depósito ocorreu de maneira automática nas contas do Caixa Tem criadas para este sim. 

Uma vez compreendido isso, basta baixar a plataforma do banco. Ela está disponível para aparelhos Android: https://bit.ly/3S1GCBO ou iOS: https://apple.co/3z9qcit. Se os valores não estiverem disponíveis, basta acessar o aplicativo do FGTS e solicitar a remissão do pagamento. Para baixá-lo acesse Android: https://bit.ly/3b1DoxB ou iOS: https://apple.co/31J84tJ

Os interessados em esclarecer qualquer tipo de dúvidas acerca desse benefício podem telefonar no número 4004 0104 ou 0800 104 0104. Outra possibilidade é ir até uma das agências da Caixa Econômica Federal para solicitar o seu benefício. 

Vale comentar que as pessoas que não sacarem a quantia até o prazo estabelecido, não perderão seu dinheiro. Caso o dia chegue e a quantia permaneça na conta, o pagamento será enviado para o Fundo de Garantia do trabalhador.

Veja também: Saque ESPECÍFICO do FGTS já pode ser solicitado; descubra quem tem direito