Saque Emergencial do FGTS – Como consultar o Saldo, quem pode fazer o Saque e o Calendário!



Saque Emergencial do FGTS – O Governo libera novos saques para contas ativas e inativas! Saiba mais!

O grande desafio do Governo Federal neste momento é ajudar o maior número de pessoas a passar pelos momentos de maior crise financeira graças ao novo coronavírus. E é justamente por isso que surgem medidas como o Saque Emergencial do FGTS

Serão milhares de brasileiros dependendo de alternativas como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Esses valores poderão fazer toda a diferença na vida de quem precisa de uma ajuda neste momento de isolamento social. 

A seguir vamos falar um pouco mais sobre essas oportunidades. Confira e saiba mais detalhes e como conferir se você possui algum valor em aberto disponível neste momento! Saiba mais!

Saque Emergencial do FGTS
Imagem: Divulgação

FGTS Emergencial

Primeiramente, você ouviu falar sobre o FGTS Emergencial? O Governo Federal publicou no último dia 07 de abril uma Medida Provisória voltada para ajudar quem está sofrendo com a crise financeira graças o novo coronavírus.

Veja como receber o Coronavoucher através do Aplicativo Auxílio Emergencial do Governo Federal – Caixa!

A ideia é liberar o saque FGTS Emergencial no valor de até R$ 1.045. A boa notícia é que esse valor poderá ser sacado de contas ativas e inativas do Fundo de Garantia. Como se trata do lançamento de uma MP, essa medida possui aplicação imediata. 

Ainda assim é importante lembrar que as medidas provisórias devem ser aprovadas pelo Congresso em um prazo de 120 dias. Especialistas garantem que essa MP deve ser aprovada sem problemas já que o próprio Congresso editou um ato para que medidas como essa tenham um ritmo mais rápido no legislativo. 

Quem pode fazer Saque Emergencial FGTS

Mas então quem pode fazer o saque emergencial do FGTS? Como essa MP foi divulgada recentemente, ainda não estão definidos os critérios específicos. Mas já é possível saber quem será responsável pela definições. 

Será a própria Caixa Econômica Federal a responsável pelos critérios para saque emergencial FGTS. Ou seja, é necessário aguardar aprovação no Congresso e depois esperar a definição da Caixa. 

Calendário FGTS Emergencial 2020

Muitos querem saber detalhes sobre o calendário do FGTS Emergencial. Acontece, porém, que essa também será uma definição feita depois de aprovação do Congresso. 

Caberá, também, à Caixa definir exatamente qual será o cronograma de novos saques do FGTS Emergencial. A ideia da MP é que a liberação da retirada desses valores em contas ativas comece já a partir do dia 15 de junho e vá até o dia 31 de dezembro. É possível, porém, que essas datas mudem e que esse saque seja adiantado. 

Outra definição da MP é que o trabalhador que possuir mais de uma conta no FGTS deve sacanar na ordem:

  • Saques em contas ligadas a contratos de trabalhos extintos (começando pela conta com menor saldo);
  • Saque em demais contas com início pela conta de menor saldo. 

Como consultar o saldo do FGTS

Por fim, agora é hora de saber como consultar o saldo do FGTS. Existem duas principais opções onde você poderá fazer isso sem precisar sair de casa e sem sair do seu isolamento ou quarentena. 

São elas: pelo site da Caixa ou pelo aplicativo FGTS (disponível nas lojas iOS e Android). Pelo site você deve confirmar seu número do NIS ou CPF e clicar em ‘cadastrar senha’. Lembrando sempre que o NIS e o PIS/Pasep são o mesmo número (mas de bases de dados diferentes).: https://bit.ly/acess-seguro-caixa

Fique ligado e vamos trazendo mais informações assim que forem disponibilizados novos detalhes!

 

Leia Também