Dinheiro da restituição do Imposto de Renda NÃO caiu? Saiba o que fazer!

Imposto de Renda já foi pago a quem tinha direito. Leia mais.

A Declaração do Imposto de Renda é algo que milhões de trabalhadores devem fazer todos os anos. Essa é a forma de se manter em dia com a Receita Federal com relação aos faturamentos, e assim pagar o que for necessário ou receber a restituição do Imposto. Dessa maneira, neste ano a restituição foi paga em cinco lotes, e cada lote contemplou um grupo de cidadãos diferente. O pagamento do último lote aconteceu na última semana sexta-feira, dia 30 de setembro.

O quinto lote foi capaz de pagar para cerca de 1,2 milhão de pessoas. Com isso, a soma total de recursos pagos relativos à restituição chegou ao valor de quase R$ 2 bilhões. Vale a pena lembrar que a consulta está aberta desde o dia 23 de setembro. Além disso, as consultas de anos interiores, referentes aos lotes residuais, também estão disponíveis. Assim, essas consultas compreendem aquelas pessoas que acabaram caindo na malha fina em anos anteriores, mas que, posteriormente, conseguiram resolver a situação. Veja mais a seguir.

Dinheiro da restituição do Imposto de Renda NÃO caiu? Saiba o que fazer!
Restituição do Imposto de Renda envolveu bilhões / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Restituição do Imposto de Renda

Antes de mais nada, é importante destacar que os quatro lotes anteriores foram pagos de forma mensal, nas datas de 31 de maio, 30 de junho, 29 de julho e 31 de agosto. Os pagamentos contemplaram um pouco mais de 17 milhões de cidadãos. As pessoas receberem a quantia da restituição do Imposto de Renda diretamente na conta bancária que estava na declaração.

Além disso, a novidade em 2022 é que os cidadãos puderam receber o depósito via Pix, desde que o CPF fosse o mesmo do cidadão na declaração. No entanto, é possível que alguns beneficiários não tenham recebido ainda o valor da restituição, mesmo tendo direito. Neste sentido, há algo que as pessoas podem fazer para resgatar o dinheiro.

Veja também: Isenção no Imposto de Renda é APROVADA para novo grupo; entenda!

O que fazer?

Caso a pessoa não tenha recebido o depósito, o que pode acontecer por vários motivos, o dinheiro ainda fica disponível para resgate no Banco do Brasil. Uma das razões que podem levar ao não pagamento da restituição é a conta que consta na declaração ter sido desativada.

Por esse motivo, como dito anteriormente, o valor permanece no Banco do Brasil pelo prazo de um ano. Com isso, o interessado deve realizar um agendamento por meio do portal eletrônico do BB, o que pode ser feito por meio do endereço: https://www.bb.com.br/irpf.

Além disso, outro modo é fazer uma ligação para a Central de Relacionamento do banco. Neste sentido, para as regiões metropolitanas e capitais, o número é 4004-0001. Já para as demais regiões, o número é o 0800-729-0001. Há ainda um número exclusivo para os deficientes auditivos, que é o 0800-729-0088.

Como fazer a consulta?

Para fazer a consulta, é possível utilizar o site oficial da Receita Federal, pelo link: https://bityli.com/OLBIWPHY. Outra alternativa é pelo aplicativo oficial da Receita Federal, que está disponível pelo link: https://bityli.com/otKnlrOx. De acordo com a Receita, foram feitas mais de 38 milhões de declarações de contribuintes. Assim, desse total, mais de 1 milhão acabaram caindo na malha fina.

A consulta permite que os contribuintes possam saber se há alguma pendência em aberto, o que poderia impedir o recebimento da restituição do Imposto de Renda. Portanto, pode ser importante fazer a consulta.

Veja também: Não recebi a restituição do IMPOSTO DE RENDA; o que eu posso fazer?