Renault lança SUV Turbo em 2025 para competir com Spin e C3 Aircross
A Renault está preparando um dos lançamentos mais aguardados dos últimos anos no Brasil: o novo SUV da marca. Surpreendentemente, ele não vai se chamar Bigster, como muitos esperavam, mas Boreal. E não para por aí, pois a Renault decidiu deixar de lado a ideia de um SUV de 7 lugares que fosse competir com a Spin. Em vez disso, o Boreal será um sofisticado SUV médio de 5 lugares, focado em desafiar gigantes como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.
Produzido em São José dos Pinhais, no Paraná, o Boreal está previsto para ser lançado entre o segundo semestre de 2025 e o início de 2026. Esse modelo é parte de uma estratégia bem elaborada da marca, que visa elevar sua imagem no país, trazendo um produto que é, ao mesmo tempo, potente e tecnológico.
Boreal, não Bigster: a nova identidade da Renault no Brasil
Embora o projeto tenha origem no conceito Dacia Bigster, a versão brasileira recebeu um nome próprio: Boreal. Este SUV é um dos pilares do "International Game Plan 2027", um projeto ambicioso que envolve investimentos de R$ 5,1 bilhões da Renault no Brasil. A ideia é clara: tirar a marca do segmento de carros populares e inseri-la nos segmentos mais rentáveis e de maior prestígio.
O Boreal tem como missão atrair consumidores que buscam mais sofisticação e tecnologia em seus veículos. A intenção é oferecer um design refinado, que se destaca no mercado.
Um coração potente: Motor e câmbio do Boreal
O grande destaque do Boreal será seu motor 1.3 TCe Turbo Flex, que já é conhecido e admirado por sua eficiência. Com 170 cv de potência e um torque de 27,5 kgf.m a apenas 1.600 rpm, promete uma experiência de direção ágil e dinâmica.
Uma novidade interessante será a transmissão: em vez do câmbio CVT do Duster, o Boreal terá uma caixa automatizada de dupla embreagem com seis velocidades. Isso não só proporciona um maior conforto, mas também promete uma direção mais esportiva e envolvente.
Foco em 5 lugares e um porta-malas gigante
Ao contrário do que muitos acreditavam, o Renault Boreal terá apenas cinco assentos. Essa escolha é estratégica. Em vez de competir diretamente com veículos de 7 lugares, como a Chevrolet Spin, a Renault optou por se concentrar na qualidade e conforto que o mercado de SUVs médios exige.
Com um espaço interno pensado para o conforto dos passageiros e um porta-malas projetado para ter mais de 660 litros, o Boreal se posiciona como uma excelente opção para famílias. Isso garante versatilidade, sem comprometer a sua elegância e design.
A competição acirrada no mercado de SUVs
O Boreal chega em um dos segmentos mais competitivos do mercado nacional. Para conquistar o público dos modelos Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e VW Taos, o Boreal se destaca por três aspectos essenciais:
- Performance e dinâmica: A combinação do motor 1.3 TCe com a transmissão de dupla embreagem promete uma condução mais esportiva.
- Espaço e praticidade: Com 4,57 metros de comprimento, o porta-malas amplo fará diferença na hora da escolha.
- Tecnologia e segurança: A Renault planeja oferecer assistências de direção essenciais em todas as versões, um diferencial que pode conquistar o consumidor.
O grande desafio será criar uma imagem de marca premium e conseguir convencer os consumidores a mudar de suas opções já consolidadas.
Expectativas para o lançamento e futuro híbrido
O Boreal está em sua fase final de testes e deve ser lançado entre o segundo semestre de 2025 e início de 2026. A plataforma que suporta o modelo, chamada RGMP, já foi projetada pensando na eletrificação. A Renault confirmou planos para uma versão mild-hybrid (híbrido leve) de 48V com tração 4×4 no futuro. O interessante é que, ao invés de um sistema tradicional, um motor elétrico será instalado no eixo traseiro para a tração 4×4, o que promete tornar o modelo mais leve e econômico.
Assim, a Renault se prepara para entrar no mercado de SUVs com força total, trazendo um produto que ainda promete muito.