Real Digital vai ser diferente do Pix? Entenda como vai funcionar essa novidade do Banco Central

Veja as novidades do Banco Central

O real digital é uma moeda digital emitida pelo Banco Central. O seu objetivo é facilitar os processos financeiros no cotidiano. Dessa forma, será possível realizar diversas transações financeiras sem precisar do dinheiro físico ou de internet para isso. Assim, a nova moeda está em período de teste e poderá ser utilizada em qualquer lugar do mundo sem necessidade de conversão. Então, a cédula digital permitirá que se estimulem novos negócios e também os facilite.

Portanto, confira a seguir como vai funcionar a novidade.

Real Digital se difere do Pix. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

O que é o Real Digital?

O real digital é um projeto do Banco Central do Brasil que deve ser lançado até 2024. Assim, a ideia é que exista uma versão eletrônica do real de forma facilitar a vida dos cidadãos e também movimentar a economia. O objetivo do Banco Central é que ele seja disponibilizado para quem utiliza contas bancárias, contas de pagamento, cartões e até mesmo dinheiro vivo. O presidente da instituição, Roberto Campos Neto, revela que o grupo responsável pela moeda digital já está em fases avançadas e tem pretensão que o projeto circule em meados de 2023.

Ainda, o real digital se difere das criptomoedas, isso porque terá o lastro do Banco Central brasileiro, o que faz com que ele seja equivalente ao dinheiro emitido atualmente. Dessa forma, a moeda digital permite a maior circulação de dinheiro e a facilitação de implantações tecnológicas pelos bancos.

Confira também: 7 curiosidades sobre o Real Digital: Quando começa a valer e como trocar o Real tradicional pela nova moeda

A digitalização da economia

Desde 2020, o Banco Central está trabalhando em prol da digitalização da economia, começando pelo Pix. Então, a ideia é que os processos sejam facilitados e que as atividades econômicas físicas passem a ser feitas pela internet. O Pix, atualmente o principal sistema bancário digital no Brasil, surgiu em outubro de 2020 e desde então é a modalidade bancária mais utilizada hoje. Então, agora, o segundo projeto da instituição é o Real Digital.

Diferenças entre o Real Digital e o Pix

Muita gente ainda está confusa sobre como ele irá funcionar e qual a sua diferença para o Pix. Em primeiro lugar, vale ressaltar que o PIx é uma forma de pagamento, ou seja, ele realiza transações que transferem valores de uma conta bancária para outra. O Real Digital, por sua vez, representa a célula física brasileira sendo executada através de uma moeda digital. Em outros países, a moeda digital funciona principalmente para transferências, de forma equivalente ao Pix. No entanto, no Brasil a ideia é que ele possa abranger outras aplicações.

Então, a ideia é que seja utilizado em transações como os contratos inteligentes, que permitem firmar transações, como no caso de compras de carros e imóveis. Ainda, o Banco Central revela que esse tipo de moeda também evitaria fraudes, uma vez que o dinheiro estará mais seguro e também impediria o uso de dinheiro falsificado. Portanto, o objetivo até agora é de que o Real Digital atenda as demandas de contratos inteligentes, pagamento de varejo e dinheiro programável.

Veja mais: Você sabia que é possível guardar seu dinheiro em dólar? Carteira digital realiza o câmbio de forma rápida e fácil